18.5 C
Brasília
sexta-feira, 13/02/2026

Gecex elimina imposto de importação para mil produtos

Brasília
céu limpo
18.5 ° C
18.5 °
15.6 °
88 %
1kmh
0 %
sex
29 °
sáb
26 °
dom
26 °
seg
27 °
ter
27 °

Em Brasília

O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu, nesta quinta-feira (12), acabar com o imposto de importação para mais de mil produtos por meio de reduções temporárias e isenções específicas.

Foram aprovados 1.059 casos de redução temporária do imposto, chamados ex-tarifários, usados quando não existe produção nacional similar. Desses, 421 são para equipamentos de informática e bens de capital, e 638 são para peças de automóveis. Essa ação tem o objetivo de incentivar investimentos e diminuir despesas para as indústrias, permitindo a entrada de máquinas, equipamentos e peças não produzidas no Brasil.

Além disso, o Gecex eliminou o imposto para 20 matérias-primas usadas nos setores industrial e agrícola, assim como para dois produtos finais. As isenções incluem itens das áreas de saúde, energia, eletrodomésticos, automóveis e alimentação animal, entre outros.

Na mesma reunião, o comitê também autorizou três novos direitos antidumping para proteger a indústria nacional contra importações injustas. Foi decidido impor uma taxa antidumping por cinco anos sobre agulhas hipodérmicas vindas da China. Para o setor de aço, foram aplicadas medidas contra certos tipos de aço laminado a frio, também da China, para prevenir prejuízos causados pela entrada de produtos a preços muito baixos.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) não divulgou ainda os detalhes sobre os produtos com imposto zerado nem sobre as medidas antidumping. Esses dados serão informados após a publicação no Diário Oficial da União, esperada para os próximos dias.

Veja Também