Uma nova frente fria que avança pelo oceano está ajudando a formar nuvens carregadas e instabilidades no Sudeste e Sul do Brasil nesta quinta-feira (14/8).
Segundo o Climatempo, a massa de ar polar mantém as temperaturas baixas, principalmente no Rio Grande do Sul. Nas áreas altas da campanha gaúcha, serra de Santa Catarina e sul do Paraná, há possibilidade de geadas nas primeiras horas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca os diferentes climas no país, com chuvas concentradas no Norte e temperaturas altas com ar seco na maior parte do centro do país.
No Sudeste, a frente fria traz umidade para o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, causando ventos moderados e chuvas fracas a moderadas, com chance de chuva forte localizada em alguns pontos. No interior, o tempo fica firme, mas o ar frio da massa polar diminui a sensação de calor.
No extremo norte de São Paulo, a umidade do ar pode cair para níveis críticos, abaixo de 12%, e em outras partes do estado permanece abaixo de 20%. Em Minas Gerais, o calor predomina. No Espírito Santo, podem ocorrer pancadas isoladas de chuva devido à infiltração marítima.
Na região Centro-Oeste, o sol aparece entre nuvens, com calor forte e ar seco. As temperaturas mínimas mais baixas são em Mato Grosso do Sul pela manhã. À tarde, a umidade cai para níveis críticos, especialmente entre Mato Grosso e Goiás, com índices abaixo de 12%.
O Inmet alerta para baixa umidade em vários estados: Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rondônia, São Paulo e Tocantins.
No Nordeste, a umidade marítima traz chuvas para as regiões do recôncavo baiano e entre o litoral de Pernambuco e Natal, com intensidade moderada e risco de chuva forte.
No interior da região, o tempo fica firme, mas o calor e o ar seco chamam atenção, especialmente no sertão, onde a umidade pode ficar abaixo de 20%. Ventos entre 40 e 50 km/h, podendo passar de 51 km/h em algumas áreas costeiras do Piauí, Maranhão e Ceará, também são esperados.
No Norte, as instabilidades continuam no Amazonas, Pará, Roraima e Amapá, causando pancadas moderadas a fortes e risco de temporais em pontos localizados. O sol aparece entre nuvens variáveis. Tocantins tem chuvas isoladas ao norte, enquanto Acre e Rondônia permanecem com tempo firme e calor.
Os estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Pará, Roraima e Tocantins estão sob alerta para chuvas fortes.