21.5 C
Brasília
quarta-feira, 15/10/2025

GDF valoriza o papel das mulheres professoras no Dia dos Professores

Brasília
trovoada
21.5 ° C
23.4 °
21.5 °
84 %
2.1kmh
75 %
qui
31 °
sex
34 °
sáb
33 °
dom
31 °
seg
21 °

Em Brasília

A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) celebra o Dia dos Professores ressaltando o importante trabalho dos educadores e o impacto das ações da secretaria nas escolas. Esta data vai além de uma comemoração, representando o compromisso em ampliar políticas públicas que promovam a igualdade de gênero e combatam a violência no DF por meio da educação.

Nas escolas, tanto homens quanto mulheres compartilham a missão de ensinar e inspirar, mas as mulheres predominam: são 17.019 professoras ativas na rede pública do Distrito Federal. Elas, junto com seus colegas, são parceiras da Secretaria da Mulher ao acolher, orientar e formar uma geração mais consciente e empática.

A governadora em exercício, Celina Leão, destaca que trazer discussões sobre igualdade e respeito para dentro das escolas fortalece gerações inteiras. “Os professores são fundamentais nesse processo, pois escutam, orientam e acolhem. O impacto do trabalho deles ultrapassa a sala de aula, pois são agentes de transformação.”

Para a SMDF, as escolas são locais estratégicos para transformação social, onde educação e políticas públicas se unem para prevenir a violência doméstica e incentivar o respeito. Através de palestras, oficinas e projetos educativos, a secretaria leva suas ações às comunidades escolares, difundindo valores que ajudam a quebrar ciclos de desigualdade e violência.

Dentre as iniciativas estão atividades educativas sobre prevenção à violência doméstica, igualdade de gênero, autoestima e pertencimento. Essas ações fazem parte de campanhas como o Agosto Lilás, que neste ano promoveu debates em escolas do Recanto das Emas e Planaltina, incentivando o diálogo entre jovens sobre respeito e prevenção da violência.

Um destaque importante é o Programa de Prevenção à Violência Doméstica (PPV), criado há um ano para prevenir a violência doméstica com ações educativas e reflexivas dirigidas a jovens, homens e mulheres, estimulando respeito, empatia e responsabilidade social. O programa já beneficiou cerca de 6 mil pessoas no Distrito Federal.

Essas iniciativas mostram que a Secretaria da Mulher, em parceria com a Secretaria de Educação, está presente nas escolas, aproximando políticas públicas do dia a dia dos estudantes e reconhecendo os professores como aliados fundamentais na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

“Ser professora é exercer o poder da palavra, da escuta e da transformação. As mulheres têm um talento natural para acolher e educar com sensibilidade, coragem e propósito. Esse olhar feminino é essencial para criar ambientes escolares mais justos e humanos”, ressalta a secretária da Mulher e também professora, Giselle Ferreira.

*Com informações da Secretaria da Mulher (SMDF)

Veja Também