O governador Ibaneis Rocha informou que enviará uma proposta ao governo federal para aumentar os salários e diminuir o tempo necessário entre promoções dos policiais penais do Distrito Federal. O objetivo é igualar os benefícios desses profissionais aos das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros.
A assinatura dessa proposta aconteceu no Palácio do Buriti, com a participação do secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha; do presidente do Sindicato dos Policiais Penais do DF, Paulo Rogério da Silva; do secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Teles; e do deputado distrital Wellington Luiz, presidente da Câmara Legislativa (CLDF).
Ibaneis Rocha ressaltou a importância de reconhecer a dedicação dos policiais penais, que somam cerca de 2,2 mil profissionais. Ele destacou que já foram feitos avanços importantes na carreira, como reestruturação, reajuste e transformação do pagamento em subsídio, e que agora o foco é equipará-los às outras forças de segurança. Segundo ele, esses profissionais desempenham um papel essencial para proteger a sociedade e merecem respeito e apoio do governo.
Gustavo Rocha explicou que a proposta seguirá o modelo já usado para outras forças de segurança do DF, atualizando os salários e reduzindo o intervalo entre promoções para que os policiais penais possam ser incluídos no Fundo Constitucional. O secretário Wenderson Teles explicou que o reajuste depende da aprovação dessa proposta em instâncias federais, como já aconteceu com a Polícia Civil.
Para o deputado distrital Wellington Luiz, a iniciativa representa um reconhecimento importante para a categoria. O presidente do sindicato, Paulo Rogério da Silva, enfatizou que essa medida é fruto de uma luta antiga e cumpre uma promessa do governador.
Valorização da categoria
Nos últimos anos, a carreira dos policiais penais do DF teve várias conquistas. A reestruturação da carreira, ligada à Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), aumentou os salários para valores entre R$ 9.428,40 e R$ 18.417,51. A corporação também recebeu Carteira de Identidade Funcional, brasão oficial, veículos para fiscalização e transporte de detentos, além da nomeação de 889 servidores entre 2019 e abril de 2025.
A Lei nº 7.002 transformou a antiga carreira de Execução Penal na atual carreira da Polícia Penal do DF, instituiu indenização por serviço voluntário e consolidou outros avanços para valorizar ainda mais a identidade e o trabalho da categoria.
Com informações da Agência Brasília
