O Governo do Distrito Federal (GDF) republicou, nesta sexta-feira (12), o edital de licitação para as obras do primeiro trecho do bairro Pôr do Sol. A licitação, que havia sido suspensa para ajustes técnicos e regulatórios, foi liberada após revisão pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).
Com a republicação, o processo para escolher a empresa que realizará as obras do Lote 1 pode continuar, permitindo o início dos trabalhos. O investimento inicial estimado é de R$ 86,5 milhões para implantar infraestrutura urbana completa, incluindo pavimentação, meios-fios, calçadas, sinalização, galerias de águas pluviais e dispositivos para controlar a água da chuva.
Valter Casimiro, secretário de Obras do DF, afirmou que o GDF está comprometido em melhorar a qualidade de vida dos moradores e trabalhadores do Pôr do Sol. O processo licitatório deve durar entre 120 e 180 dias. Os recursos para a obra já estão garantidos, e a previsão é começar as obras na próxima temporada seca.
O secretário também explicou que o edital para contratar a empresa responsável pelo Lote 2 deve ser lançado em janeiro do próximo ano. Ele ainda acrescentou que a meta é iniciar as obras dos dois lotes em 2026, e que esforços serão feitos para antecipar o início.
A obra será dividida em dois lotes e no total contemplará a pavimentação de 150 ruas, somando 27 quilômetros. O projeto inclui também 22 quilômetros de redes para drenagem da água, cinco quilômetros de ciclovias e a construção de 93 mil metros quadrados de calçadas em concreto, oferecendo mais segurança e acessibilidade para pedestres e ciclistas.
*Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF)

