25.5 C
Brasília
sexta-feira, 05/09/2025

GDF reforça vacinação contra sarampo

Brasília
nuvens dispersas
25.5 ° C
25.5 °
20 °
36 %
3.1kmh
40 %
sáb
30 °
dom
31 °
seg
30 °
ter
32 °
qua
25 °

Em Brasília

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) está aumentando os esforços para vacinar a população contra o sarampo. Isso acontece porque a taxa de vacinação caiu e há risco de novos casos trazidos de outras regiões. Atualmente, 88,3% das pessoas já receberam as duas doses da vacina tríplice viral, número que está quase 10% abaixo da meta de 95% definida pelo Ministério da Saúde.

A vacina não é só para crianças. Pessoas entre 12 meses e 29 anos, além de profissionais de saúde de qualquer idade, precisam tomar duas doses. Já adultos entre 30 e 59 anos devem receber uma dose.

O alerta é importante porque o vírus se espalha muito fácil. Uma pessoa infectada pode transmitir o sarampo para até 18 pessoas que não estão vacinadas. A transmissão pode ocorrer até seis dias antes de aparecer as manchas vermelhas, que são o sintoma mais comum da doença.

Perigo de casos trazidos de fora

De acordo com o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos Martins, o Distrito Federal é uma área de grande circulação de pessoas, o que exige atenção extra das autoridades de saúde. Em 2025, o Brasil registrou mais de 200 casos de sarampo, sendo que o Estado do Tocantins, próximo à capital, teve o maior número de casos.

No Distrito Federal, só um caso foi registrado este ano, e ele foi classificado como “importado”, ou seja, a pessoa contraiu a doença em outro lugar. Para diminuir os riscos, a SES-DF fez recentemente uma campanha de vacinação no Aeroporto Internacional de Brasília, que recebeu mais de 1,4 milhão de passageiros em julho de 2025.

“Nosso objetivo foi proteger os trabalhadores e os passageiros. Ações como essa são essenciais em locais com muito movimento”, explica Fernando Erick Damasceno, coordenador da Atenção Primária à Saúde.

Além das cem salas de vacina abertas nos dias úteis, a secretaria está planejando ações em locais estratégicos da cidade, focando nas regiões onde a vacinação está baixa. “Este é o momento certo para agir. Contamos com a colaboração de todos”, reforça Damasceno.

Sintomas e como evitar

O sarampo é uma doença muito séria que já foi uma das maiores causas de morte entre crianças no mundo. Os sintomas iniciais incluem febre alta, tosse forte, coriza, olhos vermelhos, e depois aparecem manchas vermelhas no corpo.

Se alguém suspeitar que está com sarampo, deve procurar atendimento médico imediatamente. A melhor forma de se proteger e evitar a doença é tomando a vacina.

Informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Veja Também