23.5 C
Brasília
segunda-feira, 12/01/2026

Gdf reforça saúde pública com novos equipamentos para hemodiálise e olhos

Brasília
nuvens quebradas
23.5 ° C
23.5 °
21.1 °
66 %
2.1kmh
75 %
ter
27 °
qua
28 °
qui
28 °
sex
28 °
sáb
21 °

Em Brasília

Celina Leão, governadora em exercício do Distrito Federal, entregou 111 novos aparelhos de hemodiálise e para cuidados com os olhos, investindo mais de cinco milhões de reais na saúde pública. Esses equipamentos vão ajudar pacientes com problemas nos rins e melhorar os exames e tratamentos oftalmológicos e otorrinolaringológicos em várias regiões do DF.

Quase cinco milhões de reais foram usados para comprar 75 máquinas de hemodiálise, que serão distribuídas em hospitais de Taguatinga, Gama, Sobradinho, Asa Norte e Planaltina. Com isso, a capacidade de atendimento vai dobrar, passando de dois para quatro turnos, além de atualizar os equipamentos e diminuir custos com serviços terceirizados.

Também foram investidos quase 400 mil reais em 36 aparelhos para exames e tratamentos nos olhos e ouvido, como oftalmoscópios, topógrafos de córnea e cadeiras especializadas. Esses equipamentos irão para unidades de saúde em Taguatinga, Asa Norte, Gama, Guará, Sobradinho, Planaltina, Ceilândia e no Hospital Materno Infantil de Brasília.

Celina Leão ressaltou que essa modernização vai aumentar muito a capacidade de atendimento aos pacientes e que há reformas em andamento, como no Hospital de Taguatinga, que receberá o maior centro de hemodiálise do Centro-Oeste.

Os novos aparelhos de hemodiálise começarão a ser instalados em até 15 dias e devem estar funcionando completamente até o final do mês. Além disso, a novidade permitirá um diagnóstico mais rápido dos exames oftalmológicos, diminuindo a necessidade de encaminhamentos para fora do sistema público e acelerando o atendimento.

Paralelamente, foi anunciada a compra de 50 veículos para a saúde pública, a maior desde os anos 1980. O subsecretário de Infraestrutura em Saúde, Leonídio Neto, afirmou que estão planejadas compras de ambulâncias, carros para vacinação e veículos refrigerados para remédios, o que reforçará a renovação da frota e da infraestrutura da saúde no Distrito Federal.

Veja Também