20.5 C
Brasília
segunda-feira, 17/11/2025




GDF reforça cuidados em estradas rurais no Jardim Botânico antes das chuvas

Brasília
nuvens quebradas
20.5 ° C
20.5 °
20.5 °
88 %
2.1kmh
75 %
ter
33 °
qua
32 °
qui
34 °
sex
28 °
sáb
20 °

Em Brasília

O GDF Presente Polo Sudoeste e a Administração Regional do Jardim Botânico uniram forças para melhorar as estradas de terra da região antes do período chuvoso. Na semana passada, 30 toneladas de Resíduos da Construção Civil (RCC), doados pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), foram usados para recuperar as vias do Núcleo Tororó.

Segundo o administrador regional, Aderivaldo Cardoso, essa manutenção é essencial para garantir mais segurança e melhor mobilidade para quem vive nessas áreas. Ele explicou que o trabalho ajuda a diminuir os problemas causados pelas chuvas, melhora o escoamento da água e evita transtornos para a comunidade. “Nosso compromisso é cuidar da região e oferecer melhor qualidade de vida para todos”, disse ele.

Durante o período de seca, foram feitas manutenções em vários núcleos, como Barreiros I, Barreiros II, Mansões Fazendária, Itaipu, São Gabriel, João Cândido, Mansões Fazendarias, Nova Betânia e Altiplano Leste, usando cerca de 110 toneladas de RCC. O material, doado pelo SLU, é reaproveitado em obras nas estradas rurais, pavimentação de ruas e melhorias na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), promovendo sustentabilidade e economia circular.

A Administração Regional informou que há um planejamento para continuar as manutenções depois das chuvas e que as áreas serão monitoradas para garantir o trânsito seguro. O trabalho conta com a participação da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-DF), da administração regional e do Polo Sudoeste.

Leandro Cardoso, coordenador do GDF Presente Polo Sudoeste, destacou a importância destas ações para regiões com grande produção agrícola e granjas, como o Engenho das Lajes. Ele comentou que o trabalho também ajuda o transporte escolar, por meio do programa Caminho da Escola, que busca reduzir os problemas no período chuvoso com ações preventivas. Segundo ele, o governo deseja melhorias em áreas urbanas e rurais para garantir que todas as pessoas possam se deslocar com segurança e facilidade.

Com informações da Agência Brasília




Veja Também