22 C
Brasília
quarta-feira, 24/12/2025

GDF reforça ações para ajudar pessoas em situação de rua em 2025

Brasília
céu limpo
22 ° C
22.8 °
22 °
82 %
3.6kmh
1 %
qua
26 °
qui
28 °
sex
29 °
sáb
31 °
dom
31 °

Em Brasília

Em 2025, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem intensificado as ações para apoiar pessoas em situação de rua, por meio do Plano de Ação para a Política Distrital destinada a esse público. Mais de 400 ações de acolhimento foram promovidas e 550 locais visitados, o que tem ajudado a entender melhor as causas da vulnerabilidade dessas pessoas e a melhorar as iniciativas sociais.

Para Gustavo Rocha, secretário-chefe da Casa Civil e coordenador do plano, o objetivo é diminuir as desigualdades e facilitar a inclusão social. Ele destaca que essa política pública é pioneira ao criar oportunidades para que essas pessoas saiam das ruas e também para garantir que tenham acesso aos direitos oferecidos pelo Estado.

Hotel social

Em julho, o GDF inaugurou o primeiro hotel social permanente do Distrito Federal, localizado no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN). O hotel, com capacidade para 200 pessoas, oferece pernoite, banhos e refeições, além de permitir o acolhimento dos pets dos moradores de rua. No local, equipes ajudam com políticas públicas que atendem as necessidades dessa população a longo prazo.

Parceria com o Judiciário

Em setembro, o GDF firmou um Acordo de Cooperação Técnica com órgãos do Judiciário, como o Supremo Tribunal Federal, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Defensoria Pública do Distrito Federal, para proteger os direitos das pessoas em situação de rua.

Acesso ao emprego

O governo também busca facilitar a entrada dessa população no mercado de trabalho. Pelo Decreto nº 45.846, 2% das vagas em serviços e obras públicas são reservadas para essas pessoas. Além disso, programas como RenovaDF e QualificaDF oferecem cursos de qualificação profissional. Até agora, cerca de 200 pessoas foram contratadas por meio dessas iniciativas.

Gustavo Rocha ressalta o empenho das secretarias e órgãos envolvidos para oferecer melhores condições de vida. Ele afirma que o principal objetivo é acolher essas pessoas, dando chances reais para que se qualifiquem, encontrem emprego e saiam das ruas.

Com informações da Casa Civil do DF

Veja Também