O Governo do Distrito Federal (GDF) vai iniciar, às 9h deste sábado (12), uma ação especial para prestar ajuda e assistência social a pessoas em situação de rua que estão em sete pontos diferentes de Brasília. A atividade acontecerá até domingo (13) e será organizada pela Casa Civil, envolvendo várias secretarias e órgãos do governo.
Participarão da ação as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SES), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), Segurança Pública (SSP), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e Justiça e Cidadania (Sejus), além do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Novacap, Codhab, Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar.
Durante a semana, as equipes visitaram os locais para identificar as pessoas que receberão ajuda e para entender quais são as necessidades mais urgentes. A Sedes-DF será responsável por direcionar essas pessoas para os serviços de acolhimento e apoio social disponíveis.
A DF Legal ficará encarregada de desmontar as barracas e estruturas montadas em áreas públicas, transportando os pertences pessoais das pessoas para o endereço que indicarem. Se não for possível, os objetos serão guardados num depósito da pasta e poderão ser retirados gratuitamente por até 60 dias.
Locais onde a ação ocorrerá neste fim de semana:
- SQNW 311 – área verde em frente ao comércio 10/11
- SQNW 702/703 – área verde
- CLNW 2/3 – em frente ao comércio
- SQN 216 – em frente ao Bloco A
- SGAN 610 – L3 Norte
- SGAN 611 – L3 Norte
- SGAN 612 – L3 Norte
Esta iniciativa faz parte de um plano do GDF para organizar o espaço urbano, ao mesmo tempo em que oferece suporte social às pessoas em situação de vulnerabilidade, buscando promover a reintegração e a dignidade social.
Informações fornecidas pela DF Legal