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quarta-feira, 29/10/2025

GDF premia alunos e professores em projeto de educação fiscal

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O Projeto Educação Fiscal EnCena! reúne professores e alunos da rede pública do Distrito Federal para apresentações virtuais que acontecem nesta terça-feira (28), às 19h, e quinta-feira (30), às 19h30. As apresentações destacam temas como responsabilidade social e consciência cidadã, incentivando os estudantes a refletirem sobre o papel de cada cidadão no uso dos recursos públicos. A primeira apresentação é direcionada a alunos do 4º ao 7º ano do ensino fundamental, enquanto a segunda será para estudantes do 8º e 9º anos e ensino médio.

Esse projeto é uma parceria das secretarias de Economia (Seec-DF) e Educação (SEEDF), com o apoio da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e da Receita Federal do Brasil (RFB), por meio do Grupo de Educação Fiscal do Distrito Federal (GEF/DF).

Os professores recolhem as atividades realizadas pelos alunos, e o GEF avalia todas as produções por meio de um sistema de pontuação e ranking. Após essa etapa, será divulgado um ranking parcial e aberta a fase para apresentação de recursos. A cerimônia de encerramento deve acontecer no dia 18 de novembro, na Secretaria de Educação, com a presença dos estudantes.

Em dezembro, os alunos e professores que completarem todas as atividades receberão prêmios em dinheiro. Há duas categorias de aprendizagem, uma para o ensino fundamental e outra para o ensino médio, com um total de R$ 120 mil em premiações: R$ 60 mil para alunos e R$ 60 mil para professores. As premiações variam de R$ 30 mil para os primeiros colocados, R$ 20 mil para os segundos, e R$ 10 mil para os terceiros.

Cícero de Melo, coordenador do GEF/DF, explica que a educação fiscal ajuda os jovens a entenderem seus direitos e responsabilidades como futuros contribuintes, ao compreenderem a função dos tributos e sua aplicação social. Ele destaca que, dessa forma, os adolescentes compreendem melhor como os impostos são usados para garantir direitos previstos na Constituição.

Diego Wannucci, organizador das lives, ressalta que o projeto usa uma abordagem interdisciplinar e contextualizada para facilitar o aprendizado e o entendimento dos temas abordados.

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