O Governo do Distrito Federal (GDF) está participando da Operação Fronteira, uma ação nacional liderada pela Receita Federal para combater crimes como o contrabando, descaminho e tráfico de drogas em diferentes regiões do país.
A operação acontece entre os dias 22 e 29 de outubro, envolvendo portos, aeroportos, rodovias, fronteiras terrestres e depósitos comerciais. A iniciativa é considerada a maior ação integrada de fiscalização e repressão já realizada no Brasil.
Os principais alvos da operação são eletrônicos, roupas falsificadas, remédios, cosméticos, brinquedos, eletrodomésticos e produtos sem certificação fitossanitária.
Além dos auditores do Núcleo de Fiscalização do Aeroporto Juscelino Kubitschek, servidores da Secretaria Executiva de Fazenda também participam da ação, junto com a Secretaria de Economia do DF (Seec-DF), que reforçará as ações de fiscalização, vigilância e repressão.
Na cerimônia de abertura da Operação Fronteira 2025, estiveram presentes representantes da Receita Federal, Polícia Federal, Anvisa, Vigilância Agropecuária e Polícia Civil do DF. Robinson Barreirinhas, secretário da Receita Federal, destacou que a operação demonstra o esforço conjunto das instituições para proteger a sociedade e defender a economia do país.
Anderson Roepke, secretário-executivo de Fazenda da Seec-DF, elogiou a iniciativa e garantiu o total apoio do GDF para o sucesso da operação. Ele ressaltou que, com a implementação do IVA, o imposto que unifica ISS e ICMS, ações em parceria como essa serão frequentes, fortalecendo a fiscalização tributária no Distrito Federal.