26.5 C
Brasília
terça-feira, 27/01/2026

GDF Parceria Diminui 37% da Violência nas Escolas do DF

Brasília
nuvens dispersas
26.5 ° C
27.3 °
26.5 °
57 %
3.1kmh
40 %
ter
28 °
qua
26 °
qui
28 °
sex
26 °
sáb
23 °

Em Brasília

O trabalho conjunto da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) com órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), incluindo o Batalhão de Policiamento Escolar (BPesc), conseguiu reduzir em 37,2% os casos de violência nas escolas do DF. Os dados do BPesc mostram que os registros de violência caíram de 2.248 em 2024 para 1.411 em 2025.

A redução foi notada tanto dentro das escolas quanto em suas imediações. Os casos nas unidades escolares diminuíram de 1.019 para 675, enquanto os incidentes nas áreas próximas caíram de 838 para 473. Fora dessas áreas, os registros passaram de 359 para 214. As ameaças de ataques também caíram, de 22 para 9 ocorrências no mesmo período.

Entre as ações realizadas estão investimentos em prevenção, capacitação de profissionais, mediação de conflitos e protocolos claros de atuação. A SEEDF criou um guia institucional para combater a violência, que foi distribuído em forma de cartazes a todas as escolas, orientando sobre acolhimento, comunicação e acionamento da rede de proteção.

Ana Beatriz Goldstein, chefe da Assessoria Especial de Cultura de Paz da SEEDF, destaca: “Temos focado em prevenção, formação de profissionais, mediação de conflitos e protocolos claros. Esse resultado mostra que orientar as escolas, apoiar as equipes e fortalecer a cultura da paz faz a diferença no dia a dia das escolas.”

A comandante do BPesc ressalta o trabalho constante na segurança dos estudantes, por meio de operações preventivas, palestras e patrulhamento planejado. “A diminuição da violência escolar prova que a parceria entre o Batalhão Escolar e a Secretaria de Educação traz frutos e é o caminho para um ambiente mais seguro e acolhedor”, afirma. Para 2026, a parceria será reforçada para o bem-estar dos alunos.

A Secretaria de Educação afirma que continuará aumentando ações de prevenção e acompanhamento, buscando construir escolas mais seguras e baseadas na cultura de paz.

Veja Também