A 57ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão acontece em Planaltina com uma programação especial para o Agosto Lilás, que é uma campanha nacional focada em conscientizar e combater a violência contra a mulher. O evento acontecerá na sexta-feira (8), das 9h às 16h, e no sábado (9), das 9h ao meio-dia, no campo da Quadra 1 do Jardim Roriz, em frente à Feira da Uva.
O programa oferece, em um único espaço, diversos serviços gratuitos relacionados à cidadania, assistência, qualificação profissional e cuidado com a comunidade, além de atividades culturais, oficinas e ações que valorizam a autoestima e promovem a convivência entre os moradores.
Destaque para combate à violência contra a mulher
O Agosto Lilás foi criado em homenagem à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, e simboliza o compromisso pela proteção, respeito e igualdade. Em Planaltina, o estande do programa Direito Delas, coordenado pela Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav), terá uma programação especial, incluindo rodas de conversa, orientações e atividades para acolher e fortalecer as mulheres da comunidade.
Um dos pontos altos será a participação de profissionais experientes da área jurídica, que farão palestras no sábado, das 10h às 11h30. As advogadas Soraia Freire Vieira e Cláudia Alvez Motta Santos falarão sobre diferentes tipos de agressão, como física, psicológica, moral, patrimonial e sexual, ensinando a identificar situações de risco e onde buscar ajuda.
Também haverá conversas com representantes da área de segurança pública, que vão compartilhar informações sobre a prevenção ao feminicídio, os principais canais de denúncia e sinais de violência doméstica para que as pessoas possam reconhecer e agir rapidamente.
Além disso, durante os dois dias, o evento oferecerá serviços de beleza gratuitos, como cortes de cabelo e maquiagem, conduzidos por profissionais voluntárias, visando promover o autocuidado e melhorar a autoestima das mulheres.
“O GDF Mais aproxima o governo da população oferecendo serviços, escuta e apoio. Nesta edição, destacamos o debate sobre a violência contra a mulher para informar, conscientizar e apoiar quem precisa”, enfatiza a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Cultura, juventude e fortalecimento
A cultura local também será valorizada. Na sexta-feira, das 10h às 11h, acontecerá mais uma edição da Batalha de Rimas, com a participação de muitos jovens da região. Essa atividade já faz parte da programação fixa e é uma ferramenta importante para a escuta, a prevenção ao uso de drogas e o empoderamento dos jovens da periferia.
Os vencedores das batalhas em cada edição disputarão uma grande final ao fim do ano para escolher o campeão do Distrito Federal. Entre os participantes de Planaltina estão os MCs Jhon, Alíne, Balota, Frank, Pedrin, Da Cruz, Xavier, Manzinga, Melanina, Madin, Chris, Karma e Santos.
Casamento Comunitário com inscrições abertas
No evento, estarão abertas as inscrições para a 3ª edição do Casamento Comunitário 2025, que será realizada em 14 de setembro. O motorista Daniel de Oliveira, 33 anos, e a dona de casa Carolina Santos, 30 anos, aproveitaram o GDF Mais Perto do Cidadão em Brazlândia para se inscrever e realizar o sonho de oficializar a união.
Os casais interessados poderão se inscrever gratuitamente em um local preparado para atendê-los com conforto, atendimento personalizado, maquete de bolo e uma seleção de vestidos de noiva para escolher.
Essa iniciativa busca fortalecer os laços afetivos e garantir o direito de oficializar a união civil de maneira gratuita e cidadã.
Apoio para mães e famílias
Na sexta-feira, será oferecido o curso Nasce uma Estrela, destinado a gestantes e mães de bebês recém-nascidos. A capacitação conta com doulas, técnicas de enfermagem e bombeiros militares, que ensinam sobre amamentação, recuperação após o parto e primeiros socorros para bebês. Mais de 1.600 mulheres já foram beneficiadas pelo projeto no Distrito Federal. A expectativa é atender 100 mulheres em Planaltina. A inscrição pode ser feita no local ou pelas redes sociais da Sejus-DF.
Brechó Solidário e outras atividades
No sábado, das 9h às 12h, haverá mais uma edição do Brechó Solidário, parte da campanha permanente Compartilha Amor, que distribui roupas, calçados e acessórios arrecadados ao longo do ano. Cada pessoa pode escolher até cinco peças, promovendo solidariedade, consumo consciente e inclusão social.
Durante os dois dias, o público terá acesso a serviços essenciais como o Na Hora, atendimento da Polícia Civil, vacinação de animais de estimação, espaço infantil, oficinas, atividades culturais e diversos outros serviços públicos e sociais, todos gratuitos.
Com informações da Agência Brasília