28.5 C
Brasília
terça-feira, 27/01/2026

GDF oferece passagens para quem quer voltar para casa

Brasília
nuvens quebradas
28.5 ° C
28.5 °
28.4 °
48 %
3.6kmh
75 %
ter
28 °
qua
26 °
qui
28 °
sex
26 °
sáb
23 °

Em Brasília

Quando os laços familiares se rompem ou ficam fracos, muitas pessoas acabam em situação difícil nas ruas. Isso pode acontecer por brigas na família, falta de apoio ou mudança para outra cidade em busca de emprego. Para ajudar, o Governo do Distrito Federal (GDF) dá passagens para quem quer voltar para sua cidade de origem.

Este atendimento foi definido em regra oficial no dia 4 de dezembro de 2018. O serviço faz parte do apoio social do DF. A passagem só é dada depois de ouvir a pessoa com cuidado e avaliar cada caso, sempre respeitando a vontade de quem recebe a ajuda. Tudo é feito de forma voluntária, sem pressão.

Gustavo Rocha, chefe da Casa Civil e responsável por um plano para ajudar pessoas em situação de rua, explica que muitas vezes a própria pessoa quer voltar para casa. “Às vezes, o afastamento foi por causa de uma mudança sem apoio ou por brigas, que com o tempo podem ser resolvidas. Quando a pessoa quer retomar a relação familiar, a passagem é uma forma de ajudar”, diz.

Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social, destaca que o atendimento é para cada caso. “A passagem só é dada quando a pessoa realmente quer e existe alguma conexão familiar ou da comunidade no lugar para onde vai”, afirma.

Esse serviço faz parte de um conjunto de apoios, como orientação e acompanhamento. Em 2024, o GDF deu 1.001 passagens, sendo os maiores números em setembro e outubro. Em 2025, até dezembro, já foram 778 passagens.

A ação está incluída em um plano oficial lançado em maio de 2024 para ajudar pessoas em situação de rua. São feitas ações semanais em várias regiões, trabalhando junto com programas como Acolhe DF, Hotel Social, restaurantes comunitários e Ação Contra o Frio. Ana Paula Marra reforça que o foco é garantir informação, opção e respeito à escolha individual.

Veja Também