Para ajudar os produtores rurais a entregarem a Declaração Anual da Exploração de Soja (Daes) dentro do prazo, a Seagri-DF vai realizar, nos dias 7, 9, 13 e 14 deste mês, uma ação chamada Defesa Itinerante – Daes 2026. Essa ação facilita a entrega da declaração, que deve ser feita entre 1º de outubro de 2025 e 15 de janeiro.
O atendimento acontecerá das 9h às 16h em diferentes locais do Distrito Federal para aumentar o acesso dos produtores ao serviço.
Nos dias 7 e 14, o atendimento será no Escritório de Atendimento da Defesa Agropecuária (EAC), no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci. No dia 9, o serviço será na Emater-DF do Núcleo Rural Tabatinga, e no dia 13, na Emater-DF do Núcleo Rural Pipiripau.
“A Defesa Itinerante é uma maneira de levar os serviços da secretaria até quem trabalha no campo”, explica o secretário-executivo da Seagri-DF, Pedro Paulo Gama. “Nosso objetivo é orientar, facilitar o cumprimento das obrigações legais e garantir que o produtor tenha todo o suporte para manter suas atividades regularizadas.”
Parceria
As datas foram escolhidas considerando o funcionamento do Escritório de Atendimento da Defesa Agropecuária, que não trabalha às quartas-feiras, para garantir maior eficiência. A iniciativa é realizada em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), mantendo a estratégia usada em 2025, que teve bons resultados.
Segundo a subsecretária de Defesa Agropecuária da Seagri-DF, Danielle Araújo, a ação é importante para fortalecer o setor. “A Defesa Itinerante foi criada para levar orientação técnica e atendimento direto ao produtor rural, facilitando a entrega da Daes no prazo e garantindo a regularidade das atividades agrícolas no Distrito Federal”, explica.
Com informações da Agência Brasília
