A comunidade de Ceilândia recebeu duas novidades importantes do Governo do Distrito Federal (GDF) nesta quinta-feira (24). Foi lançado o Sedet Mais Perto de Você, um serviço móvel da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) que levará atendimentos diretamente às regiões administrativas, e também foi inaugurado um estacionamento e novas calçadas na Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) Centro Norte.
Ibaneis Rocha, governador, explicou que o serviço móvel aproxima o governo dos empresários, facilitando a regularização de documentos, o acesso a crédito e incentivando novos investimentos. A meta é ampliar o emprego e a renda na capital, atendendo diversas ADEs com esse serviço itinerante.
A carreta móvel oferecerá vários serviços, como intermediação de trabalho, seguro-desemprego, emissão da carteira de trabalho digital, microcrédito Prospera, inscrições em programas de qualificação como QualificaDF, RenovaDF e Fábrica Social, além do acesso à Cesta do Trabalhador. Tudo isso sem a necessidade de deslocamento ao Plano Piloto.
O governo adquiriu duas carretas modernas e equipadas com equipes especializadas para percorrer diferentes regiões do Distrito Federal. Thales Mendes, secretário da Sedet, reforça que o serviço facilita a vida do empresário, permitindo que ele regularize seus negócios sem sair do seu local de trabalho.
O secretário destaca que estar em dia com a documentação garante segurança para novos investimentos e facilita o acesso a financiamentos, promovendo comodidade para toda a população e para os empresários que geram empregos e renda na cidade.
Ati carretas ficarão na ADE Centro Norte durante trinta dias antes de se deslocarem para outras localidades, começando pelo Setor de Indústrias da Ceilândia, onde irão ajudar empresários com documentos pendentes.
Infraestrutura para estimular o comércio
Além do atendimento móvel, o GDF investiu em infraestrutura na ADE Centro Norte, com a conclusão das obras de calçadas e estacionamento, cobrindo 4.851,46 m² de pavimentação com piso intertravado e instalação de 44 bocas de lobo para drenagem.
O investimento total foi de aproximadamente R$ 2,24 milhões, incluindo aditivos.
Ibaneis Rocha comentou que a intenção é reformar todas as ADEs do Distrito Federal, fortalecendo a economia local e melhorando a vida dos cidadãos, ressaltando o comprometimento do governo em apoiar o desenvolvimento econômico e social.
Para o corretor de imóveis Michel Amandio, de 43 anos, a nova infraestrutura atende a uma antiga demanda da comunidade, facilitando o acesso dos clientes às lojas na área comercial.
Eletricista, Valderi Souza, 56 anos, também destacou os benefícios das obras e do serviço móvel. Segundo ele, essas ações ajudarão a melhorar o movimento em sua oficina e proporcionarão oportunidades reais para os jovens acessarem o mercado de trabalho, além de afastá-los de situações de risco.
As melhorias transformaram um espaço antes desconfortável e sem infraestrutura em uma área com qualidade próxima ao centro da cidade, beneficiando moradores do Sol Nascente e demais regiões próximas.
Com informações da Agência Brasília