O Governo do Distrito Federal (GDF) realizará nesta quinta-feira (18) um programa de apoio e serviços sociais para pessoas que vivem nas ruas em 30 locais de Águas Claras e Planaltina. A ação começa às 9h e é organizada pela Casa Civil junto com várias secretarias e órgãos do governo.
Os serviços oferecidos irão incluir cuidados em saúde, educação e assistência social. Também haverá orientações sobre cuidados com animais domésticos e informações sobre benefícios, como auxílio para deslocamento interestadual. Será disponibilizado um auxílio emergencial de R$ 600 para quem não pode pagar aluguel.
O GDF informou que esta ação oferece vagas em abrigos, acesso a cursos de qualificação profissional, como o RenovaDF, e possibilidade de cadastro para moradias populares. Participam da atividade as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Segurança Pública, Proteção da Ordem Urbanística, Justiça e Cidadania, além do SLU, Novacap, Codhab, Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e conselho tutelar.
Depois do atendimento, a DF Legal será responsável por desmontar qualquer estrutura presente e levar os pertences para o local adequado indicado pela pessoa atendida. Se isso não for possível, os objetos pessoais serão guardados no depósito da DF Legal, localizado no SIA Trecho 04, Lotes 1380/1420, e poderão ser retirados em até 60 dias, sem custo.
Durante a semana anterior, as secretarias fizeram abordagens sociais e atendimentos iniciais para identificar as necessidades das pessoas que serão atendidas.
