O Governo do Distrito Federal (GDF) está realizando um trabalho de limpeza, manutenção e melhorias no Setor Comercial Sul, uma área muito movimentada em Brasília, que recebe cerca de 150 mil pessoas todos os dias. Essas ações são organizadas pelo programa GDF Presente e pela Secretaria de Governo (Segov-DF), com a participação de vários órgãos como a Administração Regional do Plano Piloto, Novacap, CEB, SLU e Vigilância Ambiental de Saúde.
Em apenas uma semana, as equipes coletaram 63 toneladas de lixo, entulho e materiais sem uso. Os trabalhos incluem a limpeza das calçadas e ruas, poda das árvores, pintura dos canteiros e bancos das praças, reforço na iluminação pública, lavagem das vias com caminhão hidrojato, controle de roedores e combate a mosquitos com fumacê.
Comerciantes e pessoas que frequentam o local estão satisfeitos com as melhorias. Ana Cláudia, que tem uma banca no local há 30 anos, comentou que os problemas de alagamento e risco de choque elétrico acabaram. Ela disse: “O governo nos ouviu e fez as manutenções necessárias. Hoje não sofro mais com a água entrando na banca”. Essas ações atendem a pedidos antigos dos lojistas, trazendo mais segurança e higiene para a região.
Os trabalhos estão focados em pontos como a frente da Unidade Integrada de Segurança Pública (Uisp), na Quadra 5. Abraão Farias, dono de um quiosque de acessórios de celular, elogiou as melhorias nas calçadas e acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Ele afirmou: “Esta é uma nova fase para o Setor Comercial Sul. Este governo voltou a dar atenção para essa área”.
Alexandro César de Oliveira, coordenador do GDF Presente no Plano Piloto, destacou a importância da colaboração da população para o descarte correto do lixo e cuidado com os espaços públicos. Ele explicou: “Onde existe lixo, há riscos à saúde. Nosso objetivo é garantir mais segurança e limpeza para que as pessoas possam trabalhar e circular com tranquilidade”.
