29.5 C
Brasília
domingo, 21/09/2025

gdf mais perto do cidadão atinge 500 mil atendimentos em vicente pires

Brasília
nuvens dispersas
29.5 ° C
30.9 °
29.5 °
33 %
5.1kmh
40 %
dom
32 °
seg
28 °
ter
29 °
qua
26 °
qui
25 °

Em Brasília

Nos dias 19 e 20 de setembro, a Colônia Agrícola 26 de Setembro, localizada em Vicente Pires, promoveu a 60ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, que facilitou o acesso a diversos serviços para mais de 4 mil moradores da região.

Este evento oferece uma série de atendimentos em saúde, assistência social, capacitação profissional, cultura e lazer, marcando mais de 500 mil serviços prestados desde fevereiro de 2023. Só na Colônia Agrícola, já foram beneficiadas cerca de 18 mil pessoas.

Uma das atrações principais foi o curso intitulado Nasce Uma Estrela, que atendeu mais de cem gestantes e mães de recém-nascidos. Elas receberam informações importantes sobre amamentação, primeiros socorros e cuidados com a saúde, com a participação do pediatra Ricardo Fonseca, conhecido como o “Super Pediatra”, que utiliza um consultório móvel decorado com personagens de super-heróis para tornar a experiência mais acolhedora e instrutiva. Ricardo destacou que “levar informações científicas e confiáveis é fundamental para melhorar a vida das crianças e das famílias”.

Participantes como a gestante Ana Paula Rodrigues, de 32 anos, compartilhavam que esse contato é transformador. Ela declarou que “se sentiu acolhida e segura, além de aprender muito para cuidar melhor do meu bebê”. O marido, Thiago Nunes, de 33 anos, ressaltou a importância da participação masculina: “Ser pai é estar presente e apoiar a esposa; aprendi várias formas de ajudar”.

Ao final do curso, todas as mães receberam bolsas contendo roupas e itens para os bebês, confeccionados por reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap-DF), que reutilizaram uniformes escolares arrecadados pela campanha Educação Vem do Berço.

Atendimento para famílias e pets

Além dos serviços sociais, o programa incluiu um espaço dedicado aos cuidados animais, com o trailer da Secretaria de Proteção Animal oferecendo 230 vagas para castração e vacinação gratuitas de cães e gatos. Moradores como o casal Ana Cristina Ferreira, 28 anos, e Alexandre Campos, 49 anos, aproveitaram para resolver várias demandas simultaneamente, destacando a comodidade dos serviços gratuitos próximos de suas casas.

A agente comunitária de saúde Raylene Ítala, 32 anos, também comemorou o evento, destacando a facilidade em acessar serviços essenciais e a aproximação entre governo e comunidade.

Mais cultura, esporte e lazer

A programação cultural movimentou a área com uma Batalha de Rimas entre jovens MCs, além de apresentações musicais, oficinas e atividades infantis, como pintura, jogos de xadrez, brinquedos infláveis e quadriciclos.

No esporte, o destaque foi o aulão de jiu-jítsu promovido pelo Instituto Favela de Ouro. A estudante e atleta Katielle Jordane, de 13 anos, expressou sua alegria com a experiência, que proporcionou aprendizado e interação social para os participantes.

A presidente do instituto, Sara Thalita da Rocha, ressaltou o impacto positivo da iniciativa, especialmente para quem não tem acesso a academias e busca disciplina e inclusão social.

Importância social do programa

O secretário-executivo de Justiça e Cidadania, Jaime Santana, destacou que os números refletem o sucesso do programa em levar serviços públicos e atividades culturais perto da população que mais precisa, realizando um trabalho de governo ativo e próximo das comunidades.

*Informações fornecidas pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal.

Veja Também