Peças publicitárias aparecerão em painéis eletrônicos na Rodoviária do Plano Piloto, nas tevês de ônibus e nas mídias sociais da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob)
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) iniciou, nesta quarta-feira (1º/12), uma campanha contra o assédio e a importunação sexual no transporte público. A ação tem objetivo de conscientizar a população sobre esses crimes, além de como inibi-los.
Para vítimas ou testemunhas, há a recomendação de que procurem ajuda junto à Polícia Militar, pelo telefone 190, ou à Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência — Ligue 180. As peças publicitárias produzidas ficarão em painéis eletrônicos na Rodoviária do Plano Piloto, nas tevês de ônibus e nas mídias sociais da Semob.
A campanha tem como slogan a frase “Embarque com o respeito”. Nos casos de importunação ou assédio, os passageiros devem alertar motoristas e cobradores, bem como acionar unidades de atendimento especializado.
A ação coincide com o período da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, projeto internacional criado em 1991 pelo Instituto de Liderança Global das Mulheres. Com início em 25 de novembro, a campanha ocorre simultaneamente em cerca de 150 países, com objetivo de conscientizar diversos públicos sobre os tipos de agressão sofridos por elas.
Em 2018, a importunação sexual se tornou crime, classificado como delito contra a liberdade sexual pelo Código Penal, com pena prevista de um a cinco anos de prisão. No Distrito Federal, de janeiro a outubro deste ano, foram registradas 410 ocorrências desse tipo, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). No mesmo período do ano passado, a quantidade de registros foi igual a 338.
Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob)