Depois de anos sofrendo com dores e dificuldade para comer, Maria Aparecida da Silva, 63 anos, do Recanto das Emas, finalmente encontrou alívio no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da 712/912 Sul. Ela comemora o tratamento que transformou sua saúde bucal e sua autoestima. “Dor de dente é muito ruim, só perde para dor de parto. Agora que estou quase no final do tratamento, me sinto muito melhor. Minha mastigação melhorou, minha confiança aumentou e até minha vontade de sorrir voltou”, afirma.
Desempregada e sem dinheiro para custear o tratamento, Maria Aparecida chegou à Unidade Básica de Saúde 5 com a prótese quebrada e dentes que precisavam ser extraídos. Foi então encaminhada ao CEO. “Quando me disseram que eu poderia receber a prótese pelo GDF, fiquei aliviada. Aqui sempre fui bem tratada”, conta.
Nas 13 unidades do CEO no Distrito Federal, pacientes como Maria têm acesso a atendimento completo e especializado, incluindo serviços de periodontia, endodontia, cirurgia oral, tratamento para disfunção temporomandibular (DTM), prótese dental, atendimento para pessoas com deficiência, e radiologia odontológica. Para melhorar esses serviços, o Governo do Distrito Federal investiu mais de R$ 2,3 milhões em 2025 para comprar 1.304 equipamentos novos.
“Todos os consultórios foram reformados. Os aparelhos de tomografia e raio-x digital foram atualizados, o que traz mais conforto para pacientes e profissionais. A tecnologia permite que os tratamentos sejam feitos mais rápido”, explica a gerente de Serviços de Odontologia, Daniela Marques de Sousa.
Diversos investimentos foram feitos em 2025, incluindo contrato para laboratório de prótese dentária, cinco novas unidades odontológicas móveis enviadas pelo Ministério da Saúde e ampliação do contrato de manutenção odontológica para toda a rede. Estão previstos ainda 202 aparelhos de profilaxia e oito compressores de 60 litros.
Investimentos constantes
Além dos centros especializados, a rede pública de saúde do DF oferece atendimento odontológico em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Os serviços vão desde cuidados preventivos até procedimentos especializados.
Erika Maurienn, chefe do serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), destaca que o setor vem crescendo e se estruturando para ampliar a assistência. “O hospital conta com especialistas de alto nível e novos serviços, como odontologia hospitalar, cirurgia bucomaxilofacial e radiologia odontológica”, explica.
Desde o ano passado, o hospital tem o primeiro tomógrafo Cone Beam da rede SES-DF, um avanço importante. Atualmente, são realizados diversos tipos de exames, como periapicais, intrabucais, panorâmicos e tomografias. “Temos radiologistas e uma residência em radiologia odontológica, a segunda do Brasil”, destaca Erika.
A odontologia hospitalar, recentemente reconhecida como especialidade, cuida de pacientes críticos, internados e com doenças crônicas, preparando-os para cirurgias e outros procedimentos.
O serviço de cirurgia bucomaxilofacial no HRSM é referência regional, atendendo desde ambulatório até centro cirúrgico em casos de traumas, tumores e deformidades faciais. A ortodontia prepara pacientes para cirurgias ortognáticas em parceria com o Hospital de Base.
A unidade também se destaca no atendimento a pacientes com deficiência, realizando cerca de metade dos procedimentos cirúrgicos odontológicos para esse público no DF. Com novos especialistas, o atendimento abrange ambulatório e centro cirúrgico, garantindo cuidado integral.
No Hospital de Base, que atende casos de alta complexidade, o serviço de odontologia recebeu novos equipamentos, como cadeiras odontológicas, fotopolimerizadores e laserterapia, melhorando a capacidade e qualidade dos atendimentos.
Nos próximos meses, são esperados novos equipamentos, como tomógrafo odontológico, aparelhos de artroscopia para articulação temporomandibular, impressoras 3D e computadores de alta resolução para cirurgias e planejamento personalizado.
UPAs
Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o horário dos consultórios odontológicos foi ampliado para funcionar das 16h às 22h, de segunda a sexta, em UPAs de Porte III. Isso facilita o acesso a atendimentos de urgência para quem não pode ir durante o dia.
Esse serviço opera em unidades como Samambaia, Recanto das Emas, Sobradinho, Núcleo Bandeirante e Ceilândia I. De janeiro a agosto de 2025, foram realizados cerca de 3.240 atendimentos, mostrando o impacto positivo da ampliação do horário.
Atendimento ampliado
O GDF mantém o projeto Restaurando Sorrisos, que oferece atendimento odontológico gratuito para mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência doméstica. O programa utiliza uma unidade móvel que já passou por Paranoá, Itapoã e Sobradinho e está em Planaltina até 23 de dezembro.
O projeto foi lançado em março de 2025 com recursos de emendas parlamentares e até 24 de setembro já realizou 5.112 atendimentos, sendo 3.829 para mulheres. Foram feitos 803 atendimentos em Paranoá, 1.303 em Itapoã, 2.005 em Sobradinho e 1.001 em Planaltina.