O Governo do Distrito Federal, por meio da Novacap, lançou um processo de licitação para contratar uma empresa especializada em engenharia. O objetivo é criar um projeto para melhorar e ampliar o sistema de drenagem de água da chuva em Ceilândia e em parte de Taguatinga, nos setores L, G, H e J.
Essa licitação busca a melhor combinação entre técnica e preço, com um valor estimado em R$ 14.169.535,35. O processo está registrado sob o número 00112-00012988/2025-86, e a sessão de abertura está marcada para 17 de abril de 2026, às 9 horas. O edital e seus anexos podem ser consultados no site oficial da Novacap.
Mesmo com a limpeza diária das bocas de lobo e a retirada de lixo para reduzir os efeitos das chuvas, é necessário ampliar a rede de águas pluviais para resolver os pontos críticos onde ocorrem alagamentos, principalmente durante o período chuvoso.
Dilson Resende, administrador regional de Ceilândia, ressaltou a importância do investimento. “Ceilândia cresceu muito, o que aumentou a necessidade de uma infraestrutura mais eficiente para a drenagem. Este projeto é uma ação essencial para acabar com os alagamentos. Já identificamos as áreas mais problemáticas e, com a ampliação da rede, a população terá mais segurança, mobilidade e qualidade de vida”, afirmou.
A Administração Regional de Ceilândia já mapeou as áreas mais afetadas e encaminhou as demandas para os órgãos responsáveis. Com as obras que sairão do projeto executivo, a região terá maior capacidade para captar e escoar a água, diminuindo os transtornos para a população.
Essa iniciativa representa um avanço importante na infraestrutura urbana da maior região administrativa do Distrito Federal, demonstrando o compromisso do GDF em buscar soluções para os problemas causados pelas chuvas intensas.
Com informações da Administração Regional de Ceilândia
