O Governo do Distrito Federal (GDF) está promovendo uma ação especial para acolher e apoiar pessoas que vivem nas ruas de São Sebastião. A operação começará às 9h desta sexta-feira (6) e será realizada em oito locais diferentes da região.
Esta iniciativa é coordenada pela Casa Civil, com a participação de várias secretarias e órgãos, como Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), Segurança Pública (SSP-DF), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), Justiça e Cidadania (Sejus-DF), além do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Novacap, Codhab, Detran-DF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Tutelar.
Durante o atendimento, as pessoas receberão serviços em saúde, educação e assistência social. Também serão dadas orientações sobre cuidados com animais de estimação e benefícios, como apoio financeiro para deslocamento entre estados. Quem não tem como pagar aluguel poderá receber um auxílio excepcional de R$ 600, vagas em abrigos, participar de programas de qualificação profissional como o RenovaDF e fazer cadastro para unidades habitacionais.
Após o auxílio, a DF Legal cuidará de desmontar as estruturas usadas e transportar os pertences para o local indicado pela pessoa atendida. Caso isso não seja possível, os objetos serão levados para um depósito, onde poderão ser retirados em até 60 dias, sem custo.
Nesta semana, as secretarias também fizeram visitas e atendimentos prévios para identificar a quantidade de pessoas e suas necessidades.
Os locais onde a ação ocorrerá são: muro da coordenadoria das Promotorias de Justiça no Centro de Múltiplas Atividades, Área Especial 3; próximo à Feira Permanente; Avenida Contorno, próximo à fábrica Nutrina, mata do Residencial Vitória; final da Rua 68; Rua 65; em frente à UPA; área de acesso à Feira/Bombeiros; e PAC Malhação em frente à 30ª DP.
