O Governo do Distrito Federal divulgou uma nota oficial a respeito da Operação Compliance Zero, que resultou no afastamento temporário do presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique, nesta terça-feira (18).
Em resposta às decisões judiciais que determinaram o afastamento temporário do presidente e do diretor financeiro do banco, o Governo reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência e total colaboração com as autoridades responsáveis pelas investigações.
O Governo do Distrito Federal garante que o BRB continua funcionando normalmente, mantendo a segurança administrativa e financeira. Todos os serviços bancários, sistemas internos, contratos, operações de crédito e compromissos institucionais seguem sem alterações. Não há impacto na liquidez, solvência ou continuidade das operações do banco.
Para garantir a continuidade da gestão do BRB, o Governo indicou Celso Eloi de Souza Cavalhero para a presidência do banco. Servidor com longa experiência na Caixa Econômica Federal desde 1990, ele atua como superintendente da instituição em Brasília e tem sólida trajetória em gestão financeira, análise de risco e governança. Sua indicação será submetida à aprovação da Câmara Legislativa do Distrito Federal, conforme a Lei Orgânica.
Além disso, o Governo implementará medidas internas para reforçar a governança, compliance e os controles internos. A administração pública acompanhará permanentemente as investigações e colaborará com os órgãos reguladores e fiscalizadores para assegurar a integridade dos processos, proteger o patrimônio público e fortalecer a confiança no sistema financeiro do Distrito Federal.
O compromisso do Governo do Distrito Federal é manter a estabilidade institucional do BRB, garantindo que todos os serviços oferecidos à população sejam prestados com regularidade, transparência e responsabilidade.
Governo do Distrito Federal.
Brasília, 18 de novembro de 2025.
