Com a chegada de outubro, o Distrito Federal inicia as ações do Outubro Rosa, uma campanha dedicada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. A cerimônia de abertura aconteceu na quarta-feira (1º), organizada pela Secretaria de Saúde (SES-DF). Durante todo o mês, haverá atividades que promovem o bem-estar e serviços gratuitos para a população, ressaltando a importância do cuidado constante com a saúde da mulher.
Na próxima segunda-feira (6), às 10h, no auditório do Hospital Regional de Planaltina (HRPl), será realizada uma palestra com o tema: “Nunca desista de lutar, por pior que seja a luta”. O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) organizará, entre os dias 20 e 25, um mutirão de cirurgias mamárias para 50 pacientes. A Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Samambaia estará com a agenda aberta para marcação de mamografias. Além disso, serão oferecidos testes rápidos, palestras e orientações sobre o câncer de mama por uma equipe multidisciplinar.
Nos dias 9 e 23, na sede da SES-DF, localizada na Asa Norte, ocorrerão palestras abordando os fatores de risco, métodos de rastreamento e outros temas relacionados ao câncer de mama.
Um evento de destaque será a caminhada no estacionamento 12 do Parque da Cidade, no sábado (25), às 8h. O percurso de 4 km é aberto ao público em geral, servidores e frequentadores do parque, tendo como objetivo a promoção da saúde.
Nos dias 29, 30 e 31, a UBS 7 de Taguatinga realizará um mutirão para a colocação do dispositivo intrauterino (DIU) em 50 pacientes. No dia 30 pela manhã, haverá palestras, café da manhã, sorteio de brindes e inauguração do jardim da UBS, com participação da comunidade. As UBSs 8 e 11 de Água Quente também terão agenda aberta para acolher mulheres de todas as idades, oferecendo testes rápidos, citologia do colo do útero e mamografias.
Programação especial
Durante o mês inteiro, a UBS 1 de Taguatinga promoverá palestras, práticas integrativas em saúde (PIS) e orientações sobre higiene bucal, incentivando o agendamento de consultas para exames ginecológicos e mamários.
“Diversas unidades da Secretaria oferecerão atividades educativas e de saúde para toda a comunidade. Procure a sua UBS de referência e confira a programação”, destaca o médico oncologista da SES-DF, Gustavo Ribas.
Dados
Entre janeiro e junho de 2025, foram realizadas 13,9 mil mamografias na rede pública do Distrito Federal, um aumento em relação às 11,4 mil do mesmo período em 2024. No ano completo de 2024, foram feitas 23.430 mamografias.
“O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para o rastreamento, incluindo mulheres de 40 a 50 anos e de 69 a 74 anos. Esperamos, assim, um aumento na procura por serviços e procedimentos para investigar lesões suspeitas. A SES-DF já está se preparando para implementar essa nova diretriz e garantir o atendimento adequado”, afirma o médico mastologista da SES-DF, Farid Buitrago.
Em 2023, a rede pública do DF realizou 487 cirurgias de câncer de mama, enquanto em 2024 foram 452. Até julho de 2025, já foram realizadas 265 cirurgias.
As UBSs são o primeiro ponto de contato para o diagnóstico da doença. As pacientes devem procurar atendimento ao identificar sinais no autoexame, como nódulos, mudanças na pele da mama, secreções, dores ou assimetria. Caso necessário, serão encaminhadas para atendimento especializado.
Com informações da Agência Brasília