O Governo do Distrito Federal lançou, no dia 30, o Comitê Distrital de Bem-Estar e Saúde Mental, que reúne representantes de vários órgãos públicos. A criação desse comitê foi formalizada pelos secretários Daniel Izaias de Carvalho, da Economia, e Epitácio Júnior, da Valorização e Qualidade de Vida, durante o I Encontro de Bem-Estar e Saúde Mental, na Escola de Governo.
Este comitê tem a missão de apoiar pesquisas, planejar e executar ações de prevenção, sempre com uma gestão colaborativa e humanizada. Além disso, vai buscar parcerias para promover o bem-estar e a saúde mental dos servidores públicos do Distrito Federal. O grupo é formado por representantes da Secretaria de Economia, da Educação, da Saúde e da Defensoria Pública do Distrito Federal.
Epitácio Júnior destacou a importância do grupo: “Estamos formando um time focado em saúde mental para realizar pesquisas e desenvolver ações que previnam problemas. Hoje, as questões relacionadas à saúde mental são uma das principais causas de afastamento dos servidores.”
O secretário de Economia, Daniel Izaias, explicou que o comitê vai ajudar o governo a entender melhor os problemas enfrentados pelos servidores e a criar ações preventivas mais eficazes. “O grupo vai pensar e ajudar a implementar a política de saúde mental no Distrito Federal.”
Segundo Izaias, a política de saúde mental abrange também a saúde organizacional: “Para que os servidores possam ser produtivos, é essencial que trabalhem em um ambiente saudável. Antes, a preocupação era só com a saúde física, mas com as mudanças na sociedade e o aumento da automação, a pressão sobre os servidores cresce, afetando a saúde mental.”
Trabalho em conjunto
No encontro também foi ressaltada a importância da Política Pública Distrital de Bem-Estar e Saúde Mental no Trabalho, criada em julho, que orienta ações para prevenir doenças e valorizar os servidores. Essa política é baseada em quatro pilares: promoção da saúde, prevenção, capacitação e cuidado.
Epitácio Júnior afirmou que este momento representa um avanço importante no cuidado com a saúde mental no serviço público, destacando que o Distrito Federal é pioneiro na criação dessa política pública. Ele reforçou que esse cuidado deixa de ser uma responsabilidade apenas do servidor e passa a ser um compromisso do governo.
A psicóloga Jacqueline Ferraz, da Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, ressaltou que a saúde mental é uma responsabilidade que deve ser compartilhada entre as pessoas, instituições e a sociedade, atuando de forma constante e integrada para garantir o bem-estar de todos.
Informações da Secretaria de Economia do Distrito Federal.