A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) iniciou as obras do primeiro segmento da rede para captar águas pluviais no Conjunto 5 do SHA, próximo à Chácara 134, em Arniqueira. Esta primeira fase, parte de um projeto maior dividido em oito etapas, consiste na construção de 600 metros de galerias, com investimento de R$ 2,5 milhões. O sistema vai direcionar as águas das chuvas para um córrego próximo, garantindo um escoamento seguro e contínuo.
A administradora de Arniqueira, Telma Rufino, acompanhou o começo dos trabalhos e destacou a importância da obra para a comunidade. “Tenho batalhado muito por essa obra. Talvez seja uma das mais importantes entre várias conquistas. Ter uma rede para captar águas pluviais não é só uma questão de infraestrutura básica, mas também mostra cuidado e respeito pelos moradores. Podemos ter restaurante comunitário, escola, transporte coletivo… Tudo isso é ótimo. Mas, quando as ruas ficam inundadas e as casas são invadidas pela água, muitas pessoas são prejudicadas”, afirmou.
O secretário de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal, Valter Casimiro, reforçou a relevância da intervenção para a qualidade de vida dos moradores. “A região de Arniqueira enfrenta alagamentos históricos durante a época de chuvas devido à falta de galerias de águas pluviais. A instalação dessas redes é uma demanda antiga da comunidade e prioridade do Governo do Distrito Federal. Queremos garantir mais segurança, tranquilidade e qualidade de vida, resolvendo definitivamente um problema que dura muitos anos”, declarou.
O presidente da Novacap, Fernando Leite, classificou o projeto como uma das maiores obras públicas entregues na Região Administrativa de Arniqueira. “Nosso objetivo é solucionar os problemas causados pelas chuvas na região. Estamos acelerando o trabalho para concluir tudo até o final da estação seca. Isso vai trazer mais conforto e segurança para a população”, destacou.
Investimentos e expansão da rede
O projeto de drenagem completo contempla a construção de oito pontos de captação em locais estratégicos, fundamentais para escoar as águas e diminuir alagamentos que afetaram a rotina da comunidade por anos. Para a administradora Telma Rufino, a obra também representa um retorno direto aos moradores que investem na regularização de seus lotes junto à Terracap. “Essa obra é uma conquista coletiva. Estamos devolvendo aos moradores, em forma de infraestrutura e equipamentos públicos, os recursos investidos na regularização. É um marco na história de Arniqueira”, finalizou.
Com informações da Administração Regional de Arniqueira