O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou nesta terça-feira (19) uma ação para tirar pessoas que vivem na rua em cinco áreas diferentes da Asa Norte. A operação envolve vários órgãos públicos, como as secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, além da Novacap, Serviço de Limpeza Urbana, DF Legal, e as polícias Civil e Militar.
Segundo o governo, antes de desmontar as estruturas improvisadas, as famílias receberão cuidados de saúde e apoio social. Orientações também serão dadas para quem tem animais de estimação. As famílias terão direito a um auxílio único de R$ 600 para aluguel e passagens para outras cidades, além de vagas em abrigos, programas de moradia e cursos profissionais.
Depois desse atendimento, as barracas e outras construções serão retiradas. O DF Legal cuidará do transporte dos pertences para as casas das famílias ou para um depósito no SIA Trecho 4. A retirada dos itens será gratuita e poderá ser feita em até 60 dias.
O governo fez um levantamento das áreas ocupadas na semana passada. As regiões onde ocorrerá a ação são:
- Muro ao lado do Colégio Pódion, na 913 Norte;
- 908 Norte, perto do Bloco 11 do UniCEUB;
- 910 Norte, atrás da Casa do Ceará;
- 915 Norte, terreno ao lado do Colégio Sagrada Família;
- Área verde em frente à 5ª Delegacia de Polícia.
Mutirão social na Esplanada
Na quarta-feira (20), a Defensoria Pública do DF realiza a 11ª edição da “Quarta do Cidadão” em frente à Biblioteca Nacional, na Esplanada dos Ministérios. O evento oferece exames de DNA gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade, como parte do projeto “Meu Pai Tem Nome”, do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege).
A ação também inclui apoio social, como o projeto Banho do Bem, que oferece chuveiros e kits de higiene para pessoas em situação de rua, além da arrecadação de roupas e itens pessoais para doação.