O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), continua ampliando e ligando ciclovias em Brasília. Essa ação faz parte do plano Vai de Bike, da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob). O objetivo é construir 39 km de novas ciclovias entre Candangolândia e Estrutural, sendo que 20 km já estão prontos. O investimento chega a cerca de R$ 8 milhões.
Atualmente, as obras estão focadas na Estrutural, entre a pista principal e a marginal de Vicente Pires, sentido Brasília. Estão preparando o terreno para 6 km de ciclovia, que vai do viaduto da BR-070, no final do Pistão Norte, até o viaduto da Cidade Estrutural, e se conecta com a ciclovia da DF-087, Estrada Parque Jóquei Clube, criando um novo caminho até a Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
Segundo o diretor do 3º Distrito Rodoviário, engenheiro civil Jarbas Silva, "Antes não havia essa ciclovia ligando ao Pistão Norte. Agora, faremos essa conexão através de uma pequena extensão da DF-087. Será possível sair do Pistão Norte, descer pela marginal de Vicente Pires e seguir pela DF-087 até a EPTG."
No Pistão Norte, o asfalto está finalizado e a sinalização horizontal quase pronta. Entre o Núcleo Bandeirante e o Pistão Sul, a sinalização já está concluída. Silva acrescenta: "Começamos unindo a ciclovia da Candangolândia com o Núcleo Bandeirante, depois com o Riacho Fundo até o Pistão Sul, e agora focamos no Pistão Norte, Cidade Estrutural e a EPTG. Também criamos uma ramificação da ciclovia do Núcleo Bandeirante até o Park Way e Arniqueira, chegando a Águas Claras."
O plano Vai de Bike busca integrar as várias áreas de Brasília e garantir mais segurança para quem anda de bicicleta. Hoje, o Distrito Federal tem a segunda maior rede de ciclovias no Brasil, somando 727 km.
Com informações da Agência Brasília
