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quinta-feira, 26/06/2025




GDF atualiza sistema de impostos e gestão fiscal

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Entre os dias 27 e 30 de junho, os sistemas de tributação e gestão fiscal (Sitaf) do Governo do Distrito Federal (GDF) passarão por uma atualização técnica, iniciando às 21h de quinta-feira (27). Durante este período, vários serviços online ficarão indisponíveis, incluindo a emissão de boletos para pagamento do IPTU e IPVA, a partir de sábado (28).

As agências físicas da Secretaria de Economia continuarão atendendo normalmente, porém, no dia 30, pode haver instabilidade nos sistemas que pode afetar o atendimento presencial. O posto da Receita no Na Hora estará fechado no sábado.

Conforme o secretário-executivo de Fazenda, Anderson Roepke, contribuintes com débitos vencendo entre os dias 28 e 30 poderão emitir boletos a partir de terça-feira (1º), com encargos calculados até 28 de junho, se aplicável. O subsecretário de Fazenda, Leonardo Cançado, ressalta que os boletos gerados antes da atualização permanecem válidos para pagamento nas agências bancárias.

A atualização impacta também a integração com o Detran-DF, deixando indisponíveis as informações sobre IPVA no portal do órgão de trânsito durante o final de semana.

Segurança e inovação

O secretário-executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação, Wisney Rafael Alves Oliveira, afirma que a migração para uma nova plataforma é fundamental para garantir segurança, eficiência e confiabilidade no atendimento à população. Ele destaca que essa mudança permitirá aprimorar a capacidade de atendimento, reduzir custos e aumentar a proteção dos dados, além de evidenciar o compromisso do GDF com a inovação.

Durante o fim de semana, também não será possível solicitar serviços pelo atendimento virtual, como parcelamento de débitos ou requerimentos. O funcionamento completo está previsto para retorno na terça-feira, 1º de julho.

Serviços com retorno parcial a partir de segunda-feira (30):

  • Acesso às informações no portal de serviços
  • Solicitação de serviços via atendimento virtual
  • Acesso ao Sistema Integrado de Lançamento de Créditos (Sislanca) para outros órgãos
  • Emissão de ITBI e ITCD realizada diretamente nos cartórios

Informações adicionais:

  • A emissão de notas fiscais eletrônicas continuará sem impacto
  • A cobrança de ISS e ICMS seguirá normalmente, pois usam sistemas separados
  • O prazo para indicação de conta bancária no Programa Nota Legal para resgate de créditos foi prorrogado para 4 de julho
  • A Secretaria de Economia enviará avisos específicos ao Conselho Regional de Contabilidade e ao Sindicato dos Contabilistas do DF

Para esclarecimentos, os contribuintes devem utilizar os canais oficiais da Receita no site da Secretaria de Economia ou entrar em contato pelo telefone 156 após a retomada dos sistemas na terça-feira (1º).

Com informações da Secretaria de Economia.




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