O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou um novo decreto para modernizar as normas do transporte escolar, tornando os processos menos burocráticos e corrigindo incoerências legais. A assinatura do decreto aconteceu em Samambaia, com a participação da governadora em exercício, Celina Leão.
O decreto substitui o antigo regulamento de 2016, estabelecendo novas regras para o cadastro e a operação do serviço de transporte escolar no DF. Entre as mudanças principais, está a autorização para o transporte de alunos em aulas extras e universitários, a criação de um banco de dados para motoristas substitutos, e a retirada da exigência de um motorista reserva por veículo. As regras foram simplificadas, mantendo a segurança.
Celina Leão destacou a importância de reduzir a burocracia, especialmente no Departamento de Trânsito (Detran-DF), para agilizar o atendimento. Ela afirmou: “Vamos ampliar o uso de sistemas eletrônicos para tornar os processos mais rápidos. Essa era uma antiga necessidade que agora beneficiará os transportadores escolares e a população.” Durante o evento, ela também cumprimentou os profissionais da área.
