27.5 C
Brasília
quinta-feira, 15/01/2026

GDF aprova estudos para VLT entre Taguatinga e Ceilândia

Brasília
céu pouco nublado
27.5 ° C
27.5 °
27.5 °
42 %
7.7kmh
20 %
qui
28 °
sex
28 °
sáb
29 °
dom
29 °
seg
26 °

Em Brasília

O Governo do Distrito Federal autorizou nesta quinta-feira (15) a contratação de estudos e projetos iniciais para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que conectará Taguatinga a Ceilândia. A governadora em exercício, Celina Leão, anunciou o investimento de R$ 7.244.611,49 para o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e projetos de engenharia preliminares.

O projeto prevê um percurso de cerca de 15,8 quilômetros, ao longo da Estrada Parque do Contorno (Pistão Sul e Norte) e da Avenida Hélio Prates, que são corredores importantes para o trânsito local. A iniciativa tem como objetivo aumentar a oferta de transporte público de alta capacidade, integrando o VLT com o metrô para oferecer mais eficiência e conforto aos usuários.

Celina Leão destacou a importância desse meio de transporte. “Hoje estamos aprovando os estudos do VLT, que devem ser concluídos em até 12 meses. Enquanto isso, já conversamos com bancos internacionais para financiar essa obra que transformará todo o centro”, afirmou. A governadora ressaltou que o sistema beneficiará moradores e comerciantes, promovendo melhorias significativas.

Os estudos irão avaliar diferentes rotas, a demanda de passageiros, os custos para implantar o VLT, os benefícios econômicos e sociais, além dos impactos ambientais. Se for viável, a empresa vencedora da licitação será responsável por elaborar os projetos detalhados, incluindo estações, terminais e sistemas operacionais.

O secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, comentou os benefícios para a região. “O estudo está pronto para contratação e vai possibilitar a implantação de um veículo sobre trilhos na Hélio Prates, melhorando o transporte público local. Essa ação dá continuidade ao trabalho de requalificação com foco em acessibilidade e conforto”, afirmou.

A licitação foi aberta no dia 13 de janeiro, com propostas aceitas até 9 de março, através da plataforma oficial do governo. Moradores, como a dona de casa Camila Muzio, 36 anos, veem o projeto com otimismo. “Será excelente, pois oferecerá mais uma opção e fortalecerá o transporte público”, disse.

Veja Também