27.5 C
Brasília
sábado, 27/09/2025




GDF aprova asfaltamento de 5,35 km da VC-351 no Gama

Brasília
nuvens dispersas
27.5 ° C
29.5 °
27.5 °
33 %
2.1kmh
40 %
sáb
27 °
dom
30 °
seg
32 °
ter
32 °
qua
32 °

Em Brasília

Neste sábado, o Governo do Distrito Federal autorizou o começo das obras para asfaltar a via VC-351, que liga a Ponte Alta Norte à Ponte Alta Sul, no Gama.

Com 5,35 quilômetros de extensão, essa estrada vai conectar a DF-180 à DF-475, trazendo asfalto para facilitar o tráfego, aumentar a segurança e elevar a qualidade de vida de aproximadamente 20 mil moradores locais, que vivem em chácaras, sítios, fazendas e condomínios.

A ordem para iniciar os trabalhos foi assinada pelo governador Ibaneis Rocha durante um evento na área. O investimento é de cerca de R$13,3 milhões e inclui, além do asfalto, serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização tanto horizontal quanto vertical, além de melhorias no paisagismo. A estrada terá acostamento de 2 metros e faixas de rolamento com 3,50 metros cada, totalizando 11 metros de largura ao longo dos 5,35 km.

Para o governador Ibaneis Rocha, a obra é muito importante para os moradores da região, pois vai ajudar a aliviar o trânsito e facilitar a vida dos produtores rurais locais, que terão mais facilidade para escoar suas mercadorias. Ele destacou que a obra é liderada pelo DER e integra um grupo de melhorias que já estão sendo realizadas, como a ligação da região ao polo empresarial do Gama.

Ele também ressaltou a emoção da população, que há muitos anos se sentia esquecida, mas agora conta com o suporte do governo. “Estamos corrigindo atrasos de mais de 40 anos em obras que estão sendo feitas e deverão ser finalizadas ainda neste ano, sob a gestão da Celina, afirmou. O governador reforçou que o principal objetivo é trabalhar pelo bem de todos, promovendo o crescimento da cidade por meio de projetos estruturantes que previnam atrasos futuros no DF.

Durante os trabalhos, o trecho terá sinalização especial e redutores de velocidade para garantir segurança tanto para os motoristas quanto para os trabalhadores. O projeto também considera aspectos ambientais, com reaproveitamento do solo e implantação de reservatórios para águas pluviais, diminuindo o risco de erosão e alagamentos.

O secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, ressaltou que essa obra é estratégica para o desenvolvimento da região. Além de melhorar o trânsito, ela valoriza áreas de chácaras, pesque-pagues e imóveis próximos, impulsionando o turismo local. “Temos empreendimentos já presentes como dois pesque-pagues, que serão diretamente beneficiados. Essa valorização é essencial para o crescimento econômico da área”, explicou.

Com essa nova rodovia, a expectativa é facilitar o escoamento da produção agrícola da região e garantir mais segurança para quem trafega diariamente, conforme destacou o presidente do DER/DF, Fauzi Nacfur Junior. Ele ressaltou que o trecho é um ponto estratégico entre duas rodovias importantes e atende diretamente a área produtiva da Ponte Alta Norte.

“Esta região tem recebido várias melhorias, com diversas ruas já pavimentadas e outras em fase de obra. A Ponte Alta Norte já é quase uma cidade, com muitos moradores e produtores que precisam do suporte do governo. Por isso estamos aqui, garantindo obras que realmente ajudam a comunidade”, disse.

Os recursos para a obra vêm do GDF, Banco do Brasil e emendas parlamentares dos deputados distritais Paula Belmonte e Eduardo Pedrosa. Além de melhorar o tráfego e a segurança, a obra vai gerar cerca de 100 empregos diretos, contribuindo para a economia local.

Benefícios

A pavimentação é muito aguardada pela população e vem em um momento especial, próximo ao aniversário do Gama, segundo a administradora local, Joseane Feitosa. “Este novo trecho vai beneficiar moradores, produtores rurais e linhas de ônibus escolares”, ressaltou. Ela também destacou que a obra trará avanços importantes para a agricultura na região, que tem grande produção de hortaliças, frutas como mirtilo, e conta com polos de pesca e parques.

Sobre o acesso escolar, o presidente do Sindicato de Transporte Escolar de Brasília, Nazom Simões Vilar, afirmou que a obra vai melhorar a mobilidade e trazer mais conforto para as crianças, que antes chegavam às escolas cobertas de poeira. “Graças ao nosso governador, teremos essa melhoria para toda a população”, disse.

Maria das Neves Melo, aposentada de 81 anos, relatou que a pavimentação é um sonho antigo dos moradores. Usuária frequente da estrada, contou sobre as dificuldades com a poeira. “A gente limpa a casa em um dia e no outro já vira poeira de novo. Esperamos por essa obra durante muitos anos e não tenho palavras para dizer o quanto estávamos ansiosos por ela”, afirmou.

Para ela, a obra vai transformar a comunidade. “Vai melhorar a mobilidade, saúde e qualidade de vida. Muitas pessoas sofrem com problemas respiratórios por causa da poeira, e isso vai melhorar. Essa obra fará grande diferença para nós”, destacou.




Veja Também