Produtores das rotas do Queijo e das Uvas de Brasília ganharam um local especial na 33ª edição da Expoabra, a maior feira agropecuária do Distrito Federal. Os visitantes podem provar e comprar queijos artesanais e vinhos locais no Pavilhão Pilotis, até sexta-feira (5), das 17h às 21h, e no final de semana, das 10h às 21h. O evento acontece no Parque de Exposições da Granja do Torto desde sexta-feira (29) e vai até domingo (7). A entrada é livre.
Este espaço é uma mostra da produção do campo do Quadradinho, com o objetivo de fortalecer essas cadeias produtivas, um compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF). Entre as queijarias destacam-se a Cabríssima e a Malunga, que também promovem turismo rural, fazendo parte da Rota dos Queijos. No setor de vinhos, a Vinícola Brasília representa dez produtores da região do PAD/DF, integrantes da Rota das Uvas.
Camila Braz Ribeiral, técnica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), explica: “É a primeira vez que temos uma feira dedicada aos vinhos e queijos do Distrito Federal. A iniciativa foi criada pela Secretaria de Governo e o Fórum da Cadeia Produtiva do Queijo para valorizar e desenvolver essa cadeia produtiva, mostrando a qualidade dos nossos produtos.”
O relatório final do Fórum da Cadeia Produtiva do Queijo será divulgado nesta terça-feira (2). A comissão, iniciada em janeiro, realizou encontros semanais por 150 dias para discutir formas de apoiar e incentivar a produção de queijo artesanal no DF. A coordenação ficou por conta da Secretaria de Governo, com a participação de vários órgãos do Executivo.
Camila Braz Ribeiral destaca que o principal objetivo é mostrar que o Distrito Federal produz queijos de alta qualidade, garantindo segurança alimentar, geração de renda e inclusão social, fazendo com que os produtores rurais sejam reconhecidos pela população urbana. O documento final foi organizado em cinco áreas: Tecnologia, Pesquisa e produção, Infraestrutura rural e logística, Legislação e tributação, Fomento e industrialização, e Mercado e divulgação.
Edson Rodhen, diretor-presidente do Parque de Exposições da Granja do Torto, ressalta a importância econômica da criação dos estandes. “É uma ação que apoia pequenos produtores para aumentar a produção agrícola, melhorando a qualidade de vida e a renda no campo”, afirmou.
A Expoabra é uma das exposições agropecuárias mais tradicionais e importantes do DF, oferecendo diversas atrações ao público, como atividades pecuárias, técnicas, culturais e gastronômicas, além de shows com artistas nacionais renomados. A programação completa pode ser acompanhada nas redes sociais do evento.
Edson Rodhen reforça: “Há muita coisa para ver e fazer, grandes shows e, no final, uma cavalgada para encerrar com chave de ouro. Esperamos atrair mais de 100 mil pessoas, e estimamos que para cada real investido, retornam três para o DF, beneficiando o turismo, a hotelaria e o setor agropecuário.”
Luciano César Nunes, produtor rural participante da comissão e expositor na Expoabra 2025, vê o espaço como um incentivo à agricultura familiar, permitindo que a população conheça o melhor do campo do Quadradinho. “O governo está dedicado a ajudar os produtores a venderem queijo de forma legal, com qualidade e visibilidade. Aqui estão presentes marcas como Malunga, Cabríssima, Campana, Potiguar e outras”, destacou.
Rotas Brasília
A Rota do Queijo Artesanal do DF e Entorno foi criada pela Emater-DF em parceria com produtores no início de 2024. A Secretaria de Turismo (Setur) está organizando essa rota turística, inspirada na Rota das Uvas, que popularizou o enoturismo local.
Cristiano Araújo, secretário de Turismo, destaca que as rotas turísticas fortalecem a agricultura familiar, aproximam os visitantes do campo e promovem o turismo rural como uma experiência verdadeira e sustentável. “Esse trabalho valoriza os produtores locais e amplia as oportunidades para o setor, como fazem as rotas do queijo e do vinho, que mostram o potencial turístico e econômico da região”, afirmou.
A Rota das Uvas foi lançada no ano passado durante o aniversário de Brasília, em 21 de abril, com o objetivo de desenvolver o enoturismo na capital. Participam do circuito a Vinícola Brasília, Casa Vitor, Villa Triacca, Lacustre, Irmãs Alvim, Marchese Vinhos e Fazenda Califórnia. As vinícolas estão localizadas no PAD/DF, São Sebastião, Paranoá, Lago Norte e Fercal.
Criada em 2020, a Coleção Rotas Brasília já oferece 15 rotas, apresentadas em miniguias disponíveis no site oficial e em formato impresso nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs).
*Informações fornecidas pela Agência Brasília