Os hospitais regionais do Gama (HRG) e da Asa Norte (Hran), além do prédio principal da Secretaria de Saúde (SES-DF), receberam o título de Sala de Apoio à Amamentação nesta segunda-feira (11). Esse reconhecimento, dado pelo Ministério da Saúde, comprova que esses locais são confortáveis, privados e seguros para ajudar as profissionais a continuarem amamentando, mesmo durante o trabalho.
O anúncio foi feito na abertura do X Seminário de Aleitamento Materno e V Seminário de Alimentação Complementar Saudável do DF, que acontecem até sexta-feira (15). Também foram destacados os espaços da Policlínica Médica do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o Fórum Desembargador José Júlio Leal Fagundes, e as sedes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi).
Antes dessa certificação, o DF já contava com 33 salas especiais em instituições públicas e privadas. Há ainda outros locais recentemente adaptados que esperam a inspeção para receber o certificado. A assessora técnica da Coordenação-Geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens de Mato Grosso do Sul, Priscila Olin, destacou: “Enxergamos a capital do país como referência na criação de condições que incentivem as profissionais lactantes a manterem o aleitamento.”
O subsecretário de Atenção Integral à Saúde da SES-DF, Robinson Capucho Parpinelli, ressaltou a importância deste reconhecimento: “É uma grande satisfação liderar uma equipe dedicada diariamente, fazendo do DF um exemplo nacional e mundial na coleta, manejo e distribuição do leite materno.”
Agosto Dourado
O X Seminário de Aleitamento Materno e o V Seminário de Alimentação Complementar Saudável do DF fazem parte das ações para famílias e profissionais de saúde ao longo do mês, celebrando o Agosto Dourado.
Com informações da Agência Brasília.