O Governo do Distrito Federal investiu mais de R$ 2,5 milhões para construir quase 28 mil metros quadrados de novas calçadas, aproximadamente 14 km, nas áreas de desenvolvimento econômico do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento. O serviço está quase finalizado e os próximos passos são a limpeza, plantio de grama, acabamento e pintura do meio-fio.
As obras estão concentradas na ligação entre a Cidade Estrutural e a Cidade do Automóvel, buscando oferecer mais segurança e facilidade para pedestres, trabalhadores e comerciantes que utilizam essa rota diariamente. Também garantem acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Alceu Mattos, administrador regional, explicou que quem antes caminhava pelo asfalto agora terá calçadas seguras entre a Cidade do Automóvel e a Estrutural. Ele ressaltou ainda o benefício econômico, pois muitos trabalhadores poderão deslocar-se a pé ou de bicicleta sem depender de transporte público.
O projeto também conecta regiões importantes, facilitando o acesso ao Pistão Sul, Vicente Pires, Cruzeiro, Sudoeste e Esplanada, com calçadas e ciclovias integradas. Além de conforto, as calçadas incentivam o exercício físico, já que muitos moradores preferem ir de bicicleta ou a pé.
A Estrutural é uma das cidades do DF com maior número de ciclistas, o que reforça a importância da obra para a mobilidade e qualidade de vida local.
Gean Oliveira, morador da Estrutural e comerciante na área, acredita que as calçadas trarão mais segurança e qualidade de vida. Antes, pedestres e ciclistas dividiam o espaço com veículos, tornando o trânsito perigoso. Ele espera que as calçadas se estendam até o Plano Piloto, o que poderia ajudar a diminuir o trânsito.
Gean Oliveira comenta: “Anteriormente, as pessoas disputavam espaço com os carros e já vi acidentes. Essas calçadas serão fundamentais para os que saem da Estrutural para trabalhar.”
Raimundo Florentino, vigilante e ciclista, também apoia a iniciativa e acredita que a obra vai proteger a vida de quem anda de bicicleta e a pé. Ele destaca a facilidade que o novo calçamento trará para o deslocamento diário dos moradores.
O Governo do Distrito Federal, por meio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), construiu mais de 100 km de calçadas somente no primeiro semestre de 2025. Desde 2019, já foram construídos 783 km de caminhos públicos em toda a capital, com investimentos superiores a R$ 180 milhões, contemplando acessibilidade e rotas inclusivas.