Neste fim de semana, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal organizou várias atividades de vacinação em diferentes pontos da cidade para alcançar adultos e crianças com o esquema vacinal em atraso. Na Feira dos Importados, até as 17h de sábado, feirantes e visitantes puderam receber várias vacinas.
Ao todo, mais de 900 doses foram aplicadas na feira. Destas, mais de 250 foram da vacina dT, que protege contra difteria e tétano, e 180 contra Influenza. Também foram aplicadas 178 doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, e 165 da vacina contra hepatite B. Outras vacinas aplicadas incluíram febre amarela (84 doses), meningite (3), HPV (7), Covid-19 (38) e DTPa (1).
Francileide Moura, 38 anos, aproveitou a oportunidade para atualizar seu calendário vacinal. Desde agosto, a Secretaria tem intensificado ações contra o sarampo, com pontos de vacinação móveis em diversos locais do DF, inclusive aos finais de semana.
Emilene Benatti, enfermeira, destaca a importância dessas ações para que a população mantenha as vacinas em dia e evite o retorno de doenças. Fabiana Petruchi, 47 anos, também aproveitou para atualizar sua carteirinha e comentou sobre a vantagem do posto móvel em área com grande movimento, especialmente em um período propício à disseminação de enfermidades.
Cuide-se+
Na iniciativa gratuita Cuide-se+, promovida pela Secretaria de Atendimento à Comunidade do DF, foram oferecidos serviços para o bem-estar e prevenção à saúde no Parque da Cidade.
Vacinas do calendário adulto estavam disponíveis, assim como testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis como hepatite B, hepatite C, sífilis e HIV, e atividades como auriculoterapia, tai chi chuan, yoga e reiki. Foram aplicadas mais de 120 doses no local.
Manuele Lima, 46 anos, participou da ação e gostou do atendimento oferecido. A angolana Elizabeth Sapalalo, 47 anos, também experimentou a auriculoterapia e expressou boa expectativa quanto aos resultados da terapia.
*Informações da Secretaria de Saúde