19.5 C
Brasília
quarta-feira, 10/09/2025

GDF aplica mais de mil vacinas na Feira dos Importados

Brasília
céu limpo
19.5 ° C
19.5 °
19.5 °
49 %
2.1kmh
0 %
qua
33 °
qui
33 °
sex
34 °
sáb
34 °
dom
27 °

Em Brasília

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realizou uma campanha de vacinação na Feira dos Importados no último sábado (23), visando principalmente as pessoas que estavam com as vacinas atrasadas. No total, foram aplicadas mais de 1,3 mil doses.

Dessas, 810 doses foram da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, e 510 foram contra a gripe. Entre os vacinados, estava Carlos Henrique Sousa, 27 anos, que ressaltou a importância da ação. “É bom sempre estar protegido. Eu não lembrava se tinha tomado a dose de reforço. Essas campanhas são importantes porque as pessoas já estão na feira e não precisam se deslocar até um posto para se vacinar”, disse.

O principal foco da ação foi alcançar quem não tomou a dose de reforço do sarampo ou está com a vacina em atraso. A enfermeira da SES-DF, Emilene Benatti, explicou que a campanha foi motivada pelo retorno do sarampo em estados próximos ao DF. “O sarampo já causou muitas mortes infantis no passado e já tínhamos quase erradicado a doença no país, mas ela está voltando. É crucial que protejamos nossas crianças para impedir que o sarampo retorne”, alertou.

Emilene destacou que a vacinação não foi uma dose extra, mas a atualização do cartão de vacina. “Queremos atingir quem esqueceu de tomar as doses necessárias por qualquer motivo”, afirmou.

Sarampo

O calendário oficial indica a primeira dose da tríplice viral aos 12 meses, seguida de um reforço aos 15 meses. Se a segunda dose não for aplicada até os 29 anos, uma dose é necessária para completar a proteção. Pessoas entre 30 e 59 anos que nunca foram vacinadas devem receber uma dose única. Profissionais de saúde devem tomar duas doses, com um intervalo mínimo de 30 dias.

Os sintomas do sarampo incluem tosse seca, olhos irritados, coriza e mal-estar intenso. Após três a cinco dias, manchas vermelhas aparecem no rosto e atrás das orelhas, espalhando-se pelo corpo. Febre persistente após o surgimento das manchas pode indicar complicações, principalmente em crianças abaixo dos cinco anos.

Em caso de sintomas, é vital buscar atendimento médico imediato em uma das 176 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do DF. Não existe tratamento específico para sarampo, apenas remédios para aliviar sintomas. Medicamentos não recomendados devem ser evitados sem orientação médica.

*Informações fornecidas pela Secretaria de Saúde

Veja Também