O Governo do Distrito Federal (GDF) começou nesta terça-feira (6) a estender a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população com mais de seis meses que ainda não foi vacinada em 2025. Essa ação, válida até 31 de janeiro, tem como objetivo aumentar a quantidade de pessoas vacinadas e diminuir problemas sérios causados pela gripe, como hospitalizações e mortes.
Antes, a vacinação era apenas para grupos prioritários, mas agora qualquer pessoa que se enquadre nos requisitos pode ser vacinada. “Ao ampliar os grupos que podem se vacinar, conseguimos proteger mais pessoas e reduzir complicações, internações e mortes por infecções respiratórias causadas pelo vírus da gripe”, explica Lais Soares, gerente substituta da Rede de Frio da Secretaria de Saúde (SES-DF).
Em 2025, o Distrito Federal aplicou cerca de 885 mil doses contra a gripe, atingindo uma cobertura de 55,34% nos grupos prioritários. A vacinação foi mais baixa entre gestantes, com apenas 28,19%. “Mesmo com essa ampliação, é importante que quem faz parte dos grupos prioritários e ainda não se vacinou procure uma unidade de saúde”, reforça Lais Soares.
Atualmente, a SES-DF possui um estoque de 100 mil doses disponíveis. As vacinas podem ser encontradas nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em todo o Distrito Federal. Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento com foto válido. A carteira de vacinação é recomendada para mostrar o histórico de vacinas, mas não é obrigatória para receber a dose.
