Nos dias 19 e 20 de setembro, a Colônia Agrícola 26 de Setembro, em Vicente Pires, recebeu a 60ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão.
Mais de 4 mil pessoas participaram dos diversos serviços disponíveis, que incluíram saúde, assistência, capacitação, cultura e lazer em um único local.
Desde fevereiro de 2023, o programa já realizou mais de 500 mil atendimentos, beneficiando 18 mil moradores na Colônia Agrícola, que recebeu o evento pela terceira vez.
Uma das atividades principais foi o curso Nasce Uma Estrela, que contou com a participação de mais de cem gestantes e mães de recém-nascidos. Elas receberam orientações sobre amamentação, primeiros socorros e cuidados com a saúde, além de assistirem a palestra do pediatra Ricardo Fonseca, conhecido como “Super Pediatra”, famoso pelo consultório móvel decorado com super-heróis. Ricardo destacou que fornecer informações científicas e de qualidade é fundamental para a vida das crianças e das mães.
Gestante Ana Paula Rodrigues, grávida do quarto filho, compartilhou que nunca havia tido contato direto com um pediatra antes e que se sentiu acolhida e segura durante a capacitação, afirmando que o aprendizado transformará sua experiência como mãe. O marido, Thiago Nunes, afirmou que também aprendeu a apoiar melhor a esposa e a participar mais ativamente da paternidade.
Ao final, todas as participantes receberam bolsas com roupas e itens para bebês confeccionados por reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap-DF), usando uniformes escolares reciclados da campanha Educação Vem do Berço, também promovida pela Sejus.
Serviços para a família e os animais
O cuidado com os animais foi destaque, com o trailer da Secretaria de Proteção Animal (Sepan-DF) oferecendo 230 vagas para castração e vacinação gratuita para cães e gatos. O casal Ana Cristina Ferreira e Alexandre Campos aproveitaram para realizar várias demandas no mesmo dia, ressaltando a praticidade de ter tantos serviços gratuitos próximos de casa.
A agente comunitária de saúde Raylene Ítala também expressou satisfação por ter conseguido castrar e vacinar seus três cães e resolver questões pessoais no evento. Ela destacou que a iniciativa aproxima o governo da comunidade, facilitando o acesso a serviços para quem mais precisa.
Cultura, esporte e lazer
A programação cultural animou o local com batalhas de rimas entre jovens MCs, apresentações musicais, oficinas e atividades para crianças, como pintura, xadrez, pula-pula e quadriciclo.
O destaque esportivo foi um aulão de jiu-jítsu promovido pelo Instituto Favela de Ouro. A estudante e atleta Katielle Jordane, de 13 anos, compartilhou sua alegria em participar, aprendendo novas técnicas e conhecendo pessoas.
A presidente do instituto, Sara Thalita da Rocha, ressaltou que a modalidade promove disciplina, convivência social e empoderamento, oferecendo uma oportunidade para quem não pode custear academia e realizando sonhos.
Impacto social
Para o secretário-executivo de Justiça e Cidadania, Jaime Santana, o sucesso do programa é evidenciado pelos números e impactos sociais. O GDF Mais Perto do Cidadão leva o governo até às comunidades, oferecendo um espaço onde as pessoas podem resolver pendências, acessar serviços essenciais e participar de atividades culturais e de lazer, mostrando que a presença governamental deve ocorrer nas ruas e não apenas nos gabinetes.
*Informações da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)