27.5 C
Brasília
domingo, 01/02/2026

GDF ajuda famílias em crise com auxílios financeiros

Brasília
nuvens quebradas
27.5 ° C
27.5 °
26.7 °
51 %
6.2kmh
75 %
dom
26 °
seg
24 °
ter
23 °
qua
20 °
qui
21 °

Em Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), oferece apoio financeiro para famílias de baixa renda que enfrentam dificuldades graves ou emergências. Esses auxílios são voltados para moradores do Distrito Federal com renda por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo, cadastrados no CadÚnico.

Segundo Raqueline Neves, da Subsecretaria de Assistência Social, esses auxílios fazem parte das políticas sociais da Sedes e são concedidos em casos de perda de bens, risco, danos ou falta temporária de moradia.

O Auxílio Vulnerabilidade é destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social mais severa. Pode ser pago em dinheiro, no valor de R$ 408, em até seis parcelas por ano, ou como uma passagem interestadual durante 12 meses, para retorno à origem ou deslocamento em casos de risco ou violência. Este auxílio é um suporte temporário e complementar.

Já o Auxílio Excepcional é oferecido a famílias ou pessoas que perderam a moradia devido a desastres, calamidades, riscos geológicos, despejos ambientais, realocações, assentamentos ou situação de rua e risco pessoal extraordinário. O valor pode chegar a R$ 600 mensais, por até seis meses, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.

O pedido desses auxílios pode ser feito nos locais de atendimento social da Sedes-DF, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e os Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POP). A concessão depende da avaliação da situação de cada pessoa.

Veja Também