O governador Ibaneis Rocha inaugurou na terça-feira (28) a terceira creche pública na região do Sol Nascente/Pôr do Sol. O Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Cajuzinho do Cerrado recebeu um investimento de R$ 5,5 milhões e oferece atendimento integral para 188 crianças de 4 meses a 3 anos.
A creche possui dez salas de aula, distribuídas em uma área de 1.311 m². Essa inauguração é parte do esforço do Governo do Distrito Federal (GDF) para construir cerca de 30 creches desde 2019 e eliminar a fila de espera para a educação infantil.
Durante o evento, o governador Ibaneis Rocha ressaltou o compromisso com a primeira infância, destacando a importância de oferecer vagas de creches em todas as regiões, principalmente nas mais vulneráveis socialmente. Ele lembrou que, quando assumiu, a região do Sol Nascente não tinha nenhuma creche, e que até o fim do ano mais oito unidades serão entregues em diferentes cidades.
A vice-governadora Celina Leão destacou que a nova creche é um passo importante para a inclusão social no Sol Nascente/Pôr do Sol e reforçou o empenho da gestão em levar serviços essenciais para a população local.
O projeto do Cepi Cajuzinho do Cerrado foi pensado para garantir conforto e segurança às crianças e profissionais. A obra, conduzida pela empresa Ideal Service Planejamento Construções e Projetos Ltda e fiscalizada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), contou com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida do GDF.
Segundo Fernando Leite, presidente da Novacap, o terreno apresentou desafios como erosão, mas a solução envolveu a instalação de uma rede de drenagem para assegurar a continuidade das obras. A construção utilizou materiais industriais para garantir qualidade e eficiência.
Atualmente, 97 crianças estão matriculadas no Cepi Cajuzinho do Cerrado, com atendimento integral e cinco refeições diárias acompanhadas por um nutricionista. Para a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, a inauguração demonstra o compromisso da secretaria em garantir vagas e qualidade no ensino.
“O investimento de R$ 5,5 milhões oferece uma estrutura que atende todas as necessidades do desenvolvimento das crianças, possibilitando convivência, alimentação adequada e cuidado em uma região que necessita de mais equipamentos públicos”, afirmou a secretária.
A diretora da creche, Sérvula Reis, ressaltou que o espaço é pensado para ser um ambiente confiável para as famílias, com atendimento de 10 horas diárias e profissionais preparados para cuidar das crianças com muita atenção e carinho.
Moradora local, a dona de casa Suzilei dos Santos comemorou a inauguração, afirmando que agora muitas mães conseguem vagas para seus filhos, o que não era possível antes devido à escassez de creches. Ela destacou as melhorias que transformaram a região, como a eliminação da lama e do lixo a céu aberto.
Crianças atendidas e novas construções
O GDF está perto de eliminar a fila de espera para vagas em creches no Distrito Federal graças à construção de novas unidades, ampliação da rede pública e ao fortalecimento do programa Cartão Creche. Desde 2019, a espera por vagas reduziu de 24 mil para cerca de 1.500 crianças, todas com previsão de atendimento até o próximo ano.
Já foram construídas 26 creches, com outras em andamento em localidades como Paranoá Parque, Guará, Riacho Fundo II, Lago Norte, Recanto das Emas e Planaltina, ampliando o atendimento infantil no DF.
Atendimento regional
A região do Sol Nascente/Pôr do Sol, que tem mais de 108 mil habitantes, conta com as creches Cepi Cajuzinho do Cerrado, Cepi Jandaia e Cepi Sarah Kubitschek, todas inauguradas na atual gestão para melhorar o acesso à educação infantil.
Nos próximos meses será entregue também o Cepi Inspira em Ceilândia para atender mais crianças. A secretária Hélvia Paranaguá informou que há oito novas creches em processo de contratação para construção do zero, com duas já em início de obras, indicando um esforço contínuo para expandir o atendimento infantil no DF até 2027.
