Nesta sexta-feira (3), a vice-governadora Celina Leão participou da abertura da filial de Ceilândia/Sol Nascente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). Com um investimento de cerca de R$ 850 mil, este novo espaço reúne equipes responsáveis pela gestão, fiscalização e execução, com o objetivo de melhorar a manutenção das vias e os serviços de zeladoria urbana. Finalizada em setembro, essa unidade é a sexta regional da Novacap distribuidora no Distrito Federal. Durante o evento, também foram entregues 1,2 mil contêineres para ajudar no combate ao descarte irregular de lixo.
A filial possui cerca de 400 m² construídos, projetada com um conceito moderno e eficiente. Além do prédio administrativo, o local conta com um galpão para guardar materiais como agregados e emulsões, além de espaços para armazenar máquinas e equipamentos, desde leves até pesados.
De acordo com Celina Leão, esta entrega proporciona um atendimento mais rápido e eficiente, resultado da descentralização dos serviços da Novacap. “Com os equipamentos próximos das regiões, as três cidades (Ceilândia, Sol Nascente e Pôr do Sol) serão atendidas diretamente pela nova diretoria local, garantindo maior agilidade nas atividades de zeladoria, como limpeza e poda, que são feitas em parceria entre o SLU e a Novacap”, afirmou a vice-governadora.
O presidente da Novacap, Fernando Leite, explicou que os serviços de zeladoria dessas regiões serão coordenados pela unidade local, o que reduz custos devido a menores deslocamentos e oferece respostas mais rápidas às demandas da população. Segundo ele, a diretoria regional será responsável pela manutenção de vias, áreas verdes, sistemas de drenagem, edificações e outros serviços de conservação.
O administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende, destacou que a presença física da unidade facilita a proximidade com as administrações regionais. Ele ressaltou que a maior demanda é por serviços de zeladoria e obras, que compõem o cotidiano da cidade, e que a Novacap é o principal executor dessas ações. A descentralização promete mais agilidade e maior oferta desses serviços.
A construção da nova Regional da Novacap usou o método clean construction, que prioriza a racionalização dos processos, a redução de resíduos e a rapidez na execução. Cada etapa pronta já é finalizada para uso, evitando retrabalhos e acabamentos posteriores.
A estrutura conta com equipes tradicionais que realizam manutenção programada, apoiadas por veículos e equipamentos específicos para transporte e aplicação de materiais. Também possui uma equipe dedicada a atendimentos emergenciais, preparada para agir rapidamente quando necessário.
Descarte de lixo
Após avaliar o acúmulo inadequado de resíduos em locais como calçadas e canteiros centrais, o Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu implementar um programa para distribuir contêineres em todas as 35 regiões administrativas do DF.
O presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Luiz Cardoso, informou que nesta primeira etapa, 1,2 mil contêineres estão sendo entregues. Destes, 40 vão para Ceilândia e 40 para Sol Nascente e Pôr do Sol. “As entregas seguirão durante todo o mês de outubro, com os equipamentos identificados e disponíveis para a população até o final do mês”, afirmou.
O objetivo é conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos, usando os contêineres como equipamentos públicos que facilitam a coleta e destinação correta do lixo, prevenindo retrabalho devido ao descarte irregular. “Todas as regiões receberão os contêineres e depois será avaliado como a população está utilizando”, explicou Luiz Cardoso.