17 C
Brasília
sexta-feira, 24/10/2025

GDF abre centro para tratar diabetes e pressão alta em Ceilândia

Brasília
nublado
17 ° C
17.3 °
17 °
75 %
3.2kmh
94 %
sex
28 °
sáb
28 °
dom
31 °
seg
32 °
ter
26 °

Em Brasília

A Região de Saúde Oeste, que inclui Ceilândia, Brazlândia, Pôr do Sol e Sol Nascente, abriu nesta quinta-feira (23) o Centro de Referência para atendimento de Diabetes e Hipertensão (Cradh). Esse novo centro traz uma grande melhoria no cuidado humanizado e integral para pacientes de alto risco, aumentando o acesso ao acompanhamento especializado e fortalecendo a rede de saúde nessas cidades.

O ambulatório oferece atendimento completo com uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos especializados como endocrinologistas e cardiologistas, além de nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas e enfermeiros. Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região.

Segundo a diretora de Atenção Secundária da região, Keila Lima, o serviço é um grande avanço para a equipe, pois agora o paciente pode receber todos os atendimentos necessários em um único local. “O paciente sai daqui já com a prescrição correta e o farmacêutico orienta o melhor horário para tomar a medicação. Caso haja resistência ao tratamento, o psicólogo já é acionado”, explica.

Para o funcionamento do centro, o espaço foi adaptado para acomodar os consultórios e a equipe foi reorganizada para garantir a presença dos profissionais essenciais. O superintendente da Região de Saúde Oeste, Cézar Brenol Renk, demonstrou otimismo com o novo atendimento: “Com certeza, teremos um acolhimento humanizado e de qualidade para pacientes de alto risco”.

Planificação

O novo centro é fruto da planificação da rede de saúde, uma estratégia que já trouxe resultados positivos em outras regiões. Essa iniciativa busca integrar os atendimentos primários e especializados, organizando os fluxos e facilitando o acesso aos serviços em um único local.

O subsecretário de Planejamento em Saúde da SES-DF, Rodrigo Vidal, explica que a planificação é a reorganização do atendimento ao paciente, essencial para um cuidado eficaz: “Temos profissionais e estruturas, mas é preciso organização, e a planificação traz isso, melhorando o fluxo do paciente, que reconhece essa melhora”.

O chefe da Assessoria de Humanização da SES-DF, Rodrigo Valim, destaca que a planificação beneficia toda a rede de saúde: “Ela conecta as necessidades do usuário com a organização dos serviços. Esse ambulatório será um exemplo para outras unidades, pois estrutura os processos tanto para a atenção especializada quanto para a atenção primária, fortalecendo a integração”.

Veja Também