O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que Gaza será reconstruída após a conclusão da primeira etapa do acordo de paz entre Israel e Hamas, assinado nesta quarta-feira (8/10).
“As pessoas irão conviver em harmonia e Gaza será reconstruída”, afirmou ele em entrevista à Fox News. Trump acrescentou que este processo representará “um novo mundo”, com investimentos significativos em Gaza.
Ele também destacou que países da região devem contribuir na reconstrução. “Eles possuem grandes recursos e desejam que isso aconteça. Estamos certos de que Gaza se tornará um local mais seguro e próspero”, completou.
“Estou bastante otimista de que haverá paz no Oriente Médio”, finalizou o presidente.
Anúncio do acordo
O anúncio do acordo entre Israel e Hamas foi feito pelo próprio Trump em uma publicação na rede social Truth Social.
“Tenho orgulho em informar que Israel e o Hamas assinaram a primeira etapa do nosso Plano de Paz. Isso indica que todos os reféns serão libertados em breve e Israel retirará suas tropas para uma linha previamente estabelecida, como passos iniciais rumo a uma paz duradoura e sólida”, escreveu o republicano.
Logo após, Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, comentou: “Com a ajuda de Deus, traremos todos para casa. Um dia importante para Israel. Amanhã vou convencer o governo a aprovar a proposta e resgatar todos os nossos queridos reféns.”
Netanyahu ainda agradeceu Trump, “do fundo do coração”, pela mobilização nesta missão sagrada de libertar os reféns.
O Hamas também respondeu após o anúncio. O grupo afirmou estar disposto a libertar todos os prisioneiros israelenses, vivos e mortos, conforme proposto por Trump.
“Afirmamos que os sacrifícios do nosso povo não serão em vão e que continuaremos fiéis à nossa aliança, sem renunciar aos direitos nacionais até alcançar liberdade, independência e autodeterminação”, declarou o grupo palestino.
Detalhes do acordo de paz proposto por Trump
O plano de paz inclui 20 principais pontos, visando transformar a Faixa de Gaza em uma área livre de terrorismo. A primeira fase corresponde à retirada das tropas israelenses de Gaza e à negociação pela libertação dos reféns.
Uma cláusula do acordo estabelece que os membros do Hamas receberão anistia após a libertação total dos sequestrados e a entrega das armas. Trump também deseja formar um órgão que promova a paz em toda a região do Oriente Médio.
A proposta foi intermediada pelo Catar, Egito e Turquia, e busca encerrar o conflito que dura quase dois anos entre Israel e Hamas.
O texto do acordo estipula as condições para o término da guerra, incluindo a retirada de tropas, libertação de prisioneiros e a criação de mecanismos para garantir a estabilidade e paz duradouras na região.