A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) retirou centenas de garrafas e caixas enterradas na areia da praia de Copacabana, principalmente perto da rua Rodolfo Dantas, local principal da festa de réveillon no Rio de Janeiro.
A Operação Tatuí teve como objetivo encontrar e remover objetos escondidos ou deixados irregularmente na praia para garantir limpeza e segurança para a virada do ano neste dia 31. Foram encontradas 35 garrafas de vidro com bebidas destiladas dentro de recipientes plásticos com tampa, além de caixas de água e guaraná natural enterradas na areia.
“Fazemos essas ações durante a madrugada para liberar o espaço público e evitar que a praia seja usada como depósito. Muitos desses produtos seriam provavelmente vendidos durante o réveillon”, explicou o secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Belchior.
Acampamentos
As operações contam com a ajuda da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) e da Guarda Municipal. Também removem acampamentos montados por pessoas que armam grandes barracas para reservar espaço na areia para a última noite de 2025.
Um decreto da prefeitura do Rio, de maio deste ano, estabeleceu novas regras para organizar a orla da cidade, proibindo itens como garrafas de vidro e cercadinhos, regulamentando o volume e horários da música, padronizando barracas com nomes e números, para garantir um uso mais justo e organizado do espaço público.
Informações da Agência Brasil

