Moradores do Gama e de Santa Maria terão duas novas unidades básicas de saúde, com um aporte de R$ 16,4 milhões feito pelo Governo do Distrito Federal. Essa ação vai beneficiar diretamente cerca de 18 mil pessoas na Região Sul do DF.
As unidades, a 10ª do Gama, situada em Ponte Alta Sul, e a 11ª de Santa Maria, foram instaladas em locais onde antes só aconteciam atendimentos volantes de saúde. Agora, elas oferecerão atendimento completo com equipes de saúde da família, farmácia, vacinação, coleta de exames e procedimentos como troca de curativos e aplicação de medicamentos. A UBS 10 do Gama também terá atendimento odontológico.
A diretora de Atenção Primária à Saúde da Região Sul, Regiane dos Reis, ressalta a importância da presença constante das equipes na comunidade: “Estar presente no território de forma contínua é fundamental. A equipe fica mais próxima da população e entende melhor suas necessidades”.
O superintendente da Região de Saúde Sul, Willy Pereira, destaca a necessidade de ampliar os serviços conforme as cidades crescem: “Com o crescimento das cidades, é essencial que as equipes de saúde se aproximem das pessoas”. Ele celebra as novas unidades, que vão garantir atendimento para famílias, vacinação e assistência farmacêutica, entre outros serviços.
Essa inauguração integra um recente aumento da rede de saúde na região. Nos últimos dois anos, cinco UBSs foram inauguradas. No Gama, além da UBS 10, foi aberta em dezembro de 2023 a UBS 7, a maior do Distrito Federal, capaz de atender até 30 mil moradores. Em Santa Maria, foram entregues a UBS 4 em dezembro de 2024, a UBS 9 em agosto de 2025, e agora a UBS 11.
