O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, teve um encontro nesta segunda-feira (12) com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo Filho, e com o ministro Jhonatan de Jesus. O foco do encontro foi a possível fiscalização do TCU no Banco Central.
A reunião iniciou às 14h e durou aproximadamente 30 minutos. Após o encontro, o presidente do TCU informou que daria uma declaração à imprensa às 15h30. Também participaram do lado do tribunal Juliana Pontes, secretária-geral de Controle Externo, Flávio Takashi Sato, secretário-geral de Comunicação, e Maria Bethania Lahoz, auditora-chefe adjunta da Secretaria-Geral de Controle Externo.
Estavam presentes, além de Galípolo, os diretores do Banco Central Ailton de Aquino, responsável pela área de Fiscalização; Gilneu Vivan, diretor de Regulação e Organização do Sistema Financeiro e de Resolução; e Izabela Moreira Correa, diretora de Cidadania e Supervisão de Conduta.
Banco Master
O Tribunal de Contas investiga possíveis erros do Banco Central no processo de fechamento do Banco Master. O encontro teve como objetivo buscar uma solução conjunta antes da decisão do tribunal sobre o recurso apresentado pelo Banco Central.
Espera-se que a decisão sobre o embargo ocorra na primeira sessão do TCU após o recesso, marcada para 21 de janeiro. Na semana passada, o ministro Jhonatan de Jesus autorizou uma fiscalização no Banco Central devido ao processo de liquidação do Banco Master. Porém, na quinta-feira (8), o ministro aceitou um recurso do Banco Central e suspendeu a fiscalização até que o plenário do tribunal decida o caso.
