19.5 C
Brasília
quarta-feira, 11/02/2026

Galeão: Empresas interessadas na nova concessão incluem Vinci, Inframerica e outras

Brasília
aguaceiros fortes
19.5 ° C
19.5 °
19.5 °
94 %
4.1kmh
75 %
qua
20 °
qui
22 °
sex
25 °
sáb
26 °
dom
27 °

Em Brasília

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou que cerca de cinco empresas demonstraram interesse em participar do leilão do Aeroporto do Galeão, marcado para 30 de março. Entre as interessadas estão Inframerica, Aena, Zurich, a atual operadora Changi e Vinci, que já é uma das acionistas do terminal no Rio de Janeiro.

Silvio Costa Filho ressaltou a importância do leilão para o avanço e fortalecimento do Galeão, um dos principais aeroportos do país, durante o lançamento do Plano de Investimentos para ampliação e modernização dos aeroportos.

O governo federal concluiu recentemente o período de divulgação e negociação com potenciais investidores. Foram seis empresas contatadas, mas apenas cinco confirmaram interesse público até o momento.

O leilão será aberto ao mercado, mas os atuais acionistas privados da RIOgaleão, formados pelas concessionárias Changi de Cingapura e Vinci da França, que detêm 51% das ações, devem apresentar uma proposta mínima para entrar na disputa.

O valor mínimo estipulado para o terminal é de R$ 932 milhões, a ser pago à vista. A empresa vencedora terá o compromisso de pagar à União uma contribuição anual variável equivalente a 20% do faturamento bruto da concessão, válida até 2039.

Além disso, a empresa que vencer será a única controladora do aeroporto, pois o acordo firmado com o Tribunal de Contas da União (TCU) determina o fim da participação da Infraero como acionista.

Estadão Conteúdo.

Veja Também